Prefeitura estuda acrescentar " Belluno" ao nome do município de Siderópolis - Karina Manarin

Prefeitura estuda acrescentar ” Belluno” ao nome do município de Siderópolis

O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, do MDB, pretende reunião nesta semana com vereadores do município para encaminhamentos referente a possível mudança no nome da cidade para Siderópolis-Nova Belluno. A ideia está sob estudos principalmente por ter surgido no início dos anos 90 movimentação para que o nome de Siderópolis voltasse  para â??Nova Belunoâ?.


A modificação foi feita nos anos 40, no governo de Getúlio Vargas em alusão a Companhia Siderúrgica Nacional. A avaliação atual é que para tal mudança, há necessidade de um plebiscito e o trâmite poderia estender-se, por isso, a ideia de acrescentar ao nome já existente o â??Bellunoâ?, que poderia ser feito através de aprovação na Câmara de Vereadores e na Assembleia Legislativa.


â??Mudaram o nome da cidade em uma época em que falar italiano era proibido e não foi só o nome. Trocaram inclusive o padroeiro, que era São João Batista, por Nossa Senhora Aparecida. Não queremos criar nenhum atrito mas avaliamos que acrescentar Belluno ao nome pode nos ajudar a uma melhor divulgação inclusive no setor turístico, levando em consideração a colonização italiana. Já temos Nova Veneza e Treviso, que trazem no nome essa marca da colonizaçãoâ?, explica o prefeito.

Outro ponto abordado por ele, foi o fato de nos anos 90, quando começou a movimentação para a mudança do nome da cidade para o original, ter surgido a informação que os moradores teriam que modificar documentos. â??Isso não será necessário. Somente quando for o período de renovação é que se modifica o nomeâ?, explica o prefeito.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.