08/11/2012 20:18

Proposta de Emenda Constitucional do senador Luiz Henrique da Silveira prevê que seja proibida a divulgação de pesquisas nos 15 dias que antecedem a eleição.

O anúncio sobre a apresentação da PEC foi feito na Tribuna do senado, onde ele citou o exemplo do segundo turno em Joinville onde o Ibope apontava a vitória de Kennedy Nunes, do PSD mas o eleito foi o empresário Udo Döhler, do PMDB.

Luiz Henrique lembrou que o Congresso Nacional regulamentou a questão em 2006, através de emenda do deputado Luciano Zica – derrubada pelo Supremo Tribunal Federal. Considerada inconstitucional, ela foi arquivada ao final da legislatura passada.
 
Além de Joinville, o senador citou os flagrantes erros do IBOPE nas eleições em Florianópolis e em Blumenau – onde o terceiro colocado chegou ao segundo turno e, o segundo, não. 

“Foi um milagre termos ganho a eleição em Joinville. Mas, quantos a perderam por erro das pesquisas eleitorais divulgadas nos jornais e nos horários nobres do Jornal Nacional"?, questionou.

O pedido do senador é de urgência para que a medida possa valer nas eleições de 2014.

Enviando Comentário Fechar :/