Unesc: a dívida transformada em bolsas de estudos - Karina Manarin
Unesc: a dívida transformada em bolsas de estudos

Unesc: a dívida transformada em bolsas de estudos

Reitores de Universidades do Sistema Acafe têm reunião hoje em Criciúma. Na pauta, definição de estratégias para a votação, na próxima terça-feira, da Medida Provisória 559/2012, que tem por objetivo resolver o problema da dívida das Universidades com a Receita Federal.

Somente em Santa Catarina, o montante é de quase R$ 1 bilhão. Na Unesc, a dívida sem juros e multas chega a R$ 30 milhões, segundo o reitor Gildo Volpato. 

A MP  prevê que 90% da dívida seja transformada em bolsas de estudos e 10% pagos aos cofres da Receita. Isso, ao longo de 15 anos. "’E viável a transformação em bolsas de estudos. vamos fazer todo um programa que envolve inclusive abertura de turmas durante o dia", analisa Volpato.

O que vai ser discutido as 15 horas de hoje na Unesc  é a abordagem de pontos polêmicos.
As Universidades Comunitárias por exemplo, querem retirada de juros e multas. “Interpretamos que lei é lei e valia até 2001. Não foi por má fé, foi um entendimento jurídico”, justifica o reitor da Unesc. 

Além disso, existe a questão do indexador para a correção da dívida. Enquanto o Governo Federal quer pela Selic, universidades defendem que seja pelo INPC.   Divergências também estão presentes quanto ao órgão regulador. “Nós aqui somos do Conselho Estadual. Querem que sejamos do MEC”,explica.

A intenção dos reitores, que estarão em Brasília já na manhã de segunda-feira é abordar primeiro a Bancada Catarinense para discutir os pontos polêmicos.

Na terça-feira, dia que a matéria vai a plenário na Câmara dos Deputados, estarão em Brasília além dos reitores, dois ônibus de cada Universidade.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.