Berimbau

A imagem impregnada em Criciúma sobre ganhar as eleições no tapetão


26/09/2016 09:17:29

Se há fatos com suspeitas de que fogem à regra proposta para disputa por igual, por certo que devem ser levados à justiça. A necessidade é de mais agilidade nos julgamentos. No caso de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, enfrenta a justiça desde 2008, quando foi acusado ainda na campanha de abuso de poder político e econômico. Márcio Búrigo, do PP, foi acrescentado ao cenário jurídico oficialmente durante o fim de semana com a acusação de ter comparecido em debate eleitoral acompanhado de secretários, reunião com funcionários da Afasc que teria fins políticos e campanha gratuita de vacinação realizada pelo laboratório Búrigo, de sua propriedade.

O processo de Salvaro, julgado procedente em 2009. A época, ele tornou-se inelegível por três anos mas não teve o registro nem o diploma cassados o que o permitiu terminar o mandato como prefeito de Criciúma. O problema jurídico de Salvaro aconteceu por ocasião da Lei da Ficha Limpa, que "esticou" o prazo de inelegibilidade de três para oito anos. Esse mesmo processo que ainda não está totalmente resolvido na justiça.

Ao novo processo que pede a impugnação do registro de Salvaro acrescentou-se o fato de ele ter assumido a prefeitura em 2015, o que caracterizaria o segundo mandato e a desincompatibilização tardia da rádio, que é uma concessão pública. 

Chama atenção em todo esse cenário conturbado na política de Criciúma, que apesar de a justiça conceder o direito à contestação, a pecha a quem entra com processo,  de " caçador". No caso do pedido de impugnação de Salvaro, foi a coligação encabeçada por Márcio Búrigo, que representada pelo vereador Itamar da Silva, entrou com o pedido e assim, impregnou na cidade a imagem de tentativa de ganhar no "tapetão". 

Já no caso do pedido de cassação de Márcio Búrigo, o pedido foi feito por um candidato a vereador que, coincidentemente  faz campanha para Clésio Salvaro e com advogado que já defendeu Clésio em um outro caso. 

karina-manarin

Cadastre-se e receba minhas postagens com exclusividade:

Berimbau

COMERCIAL: 48 3433.9090 / 9149.4550
KARINA MANARIN 2016 - Todos os direitos reservados
by: conceito virtual