Modelos para Fundição VenezaEspaço VitalSpilrodUnesc

“ Espontaneamente 90% dos convencionais iriam preferir PP”, diz Salvaro


07/07/2018 07:32:08

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, do PSDB, não disparou a metralhadora contra o Governador Eduardo Moreira mas não poupou alfinetadas, principalmente pela falta de repasse dos convênios firmados com a cidade. Na entrevista que concedeu à coluna, Salvaro lembrou que nos 12 anos em que participa do Governo do Estado, Moreira assumiu a região Sul. 

Salvaro confirmou também a hipótese que havia sido cogitada, de chapa encabeçada pelo prefeito de Joinville com ele de vice para as eleições deste ano e arriscou que caso o PSDB defina por coligação e isso ficar nas mãos de convencionais “ 90% vai preferir coligar com o PP”. 

A passagem do prefeito de Joinville por Criciúma nesta semana ressuscitou essa tese sobre possível chapa encabeçada por ele com o sr como vice. Isso de fato em algum momento aconteceu?

Primeiro que meu partido sempre teve um candidato que é o Paulo Bauer e eu sempre respeitei. Eu estou na fila. Não sei qual minha posição na fila. Mas o Udo Dohler sonhava com essa possibilidade, aguardava essa possibilidade. Ele percebeu que o Eduardo estava na frente dele e não renunciou. Ele também em determinados momentos imaginou que se ele pudesse ser o candidato, eu seria o vice ideal.

Seria um cenário diferente do que está hoje colocado....

Repetiria 2002... Luiz Henrique e Eduardo. Mas como Eduardo não se posicionou, de forma que eu também não trabalhei isso dentro do partido, ele conclui o mandato dele em Joinville e eu vou concluir o meu em Criciúma.

Como o sr sendo um grande líder do PSDB no Sul, avalia o cenário político estadual. Em especial depois da saída de Eduardo Moreira. Como fica agora?

Eu sempre disse que meu partido tem candidato. Ele senta numa mesa na condição que tem candidato a governador mas isso não é irreversível, essa posição. Ela é colocada como candidatura que o partido tem. Numa coligação é possível. Eu não tenho nenhum tipo de problema que o partido se coligue com o PP, PSD e nem com o MDB. E se fosse aliança com o MDB, vou repetir: poderia ser com Eduardo, com Mauro ou com o Dário, Não teria problema algum. Mas meu partido está preparado inclusive para concorrer com chapa pura com Paulo Bauer.

O sr acredita nessa chapa pura?

É um cenário que não pode ser totalmente descartado. No entanto, eu acho muito pouco provável. Por isso, o Paulo, que é pré-candidato do meu partido ao governo, a ele foi dada a condição de poder conversar com outros partidos que pensam o Estado como ele. E aí aquele que for candidato tem que ter  acima de tudo a responsabilidade de não ser demagogo. De falar sobre gestão pública. O modelo de Estado que temos no Brasil é falido. Por isso, também está levando empresas a perda de competitividade. Estado pesado, é preciso carga tributária elevada, tira a margem e lucro e condição de competitividade dos empresários. Então, aquele que for candidato, terá que ter muito o real em suas propostas. E o eleito, a reponsabilidade com a gestão pública.

Governador Eduardo Moreira cita em quase todas as suas falas, a situação difícil do Estado. Aqui em Criciúma, em nesta semana, a líder do Governo na Câmara, levantou a situação da falta de pagamento dos convênios feitos com a prefeitura. Qual a situação?

Isso não é uma questão apenas do Governo do Estado. O governo do município de Criciúma também do governo passado, vários convênios não foram pagos, para várias entidades. Aí quando assumimos colocamos em dia, inclusive salários atrasados...R$ 104 milhões de dívidas vencidas. Cabe ao gestor colocar a casa em ordem. O Eduardo está há 16 anos no Governo do Estado. Há três mandatos como vice-governador, ou seja, 12 anos. Dos doze, dois anos como govenador. E em quatro anos quando não esteve na chapa majoritária, ocupou cargo de primeiro escalão no Governo. Durante esses 16 anos, o Eduardo foi o Governador do Sul do Estado. Nem no governo de Luiz Henrique e nem no de Raimundo Colombo, nada absolutamente nada era feito ou deixado de fazer no Sul do Estado se não tivesse a participação do Eduardo. Então, esses recursos prometidos, ainda no governo anterior que foi um “ aconchegozinho” para aproximar PP e MDB ele tem que ser pago. Não porque o prefeito Clésio quer, mas porque prometeram para as comunidades. São 35 obras paralisadas no município, entre elas, o Parque do Imigrante.

 

De que forma o sr pretende cobrar isso?

Primeiro que ninguém obrigou o governo a fazer isso e as pessoas tem que ter responsabilidade. Quando assinam um contrato um convênio, quando assumem um compromisso, é para ser cumprido. E eu espero que isso seja cumprido.

Qual é o prazo?

Estão desde novembro do ano passado se pagar nenhuma parcela. Por isso que os empreiteiros paralisaram as obras. Além disso, tem o HospitalMaterno Infantil, que nós estamos bancando o Estado de Santa Catarina já faz muitos anos. Esse hospital ele tira do Governo do Município de Criciúma a capacidade de fazer investimentos naquilo que o cidadão precisa. Nós estamos bancando do Estado. Não é responsabilidade do Governo Municipal bancar a UTI Neo Natal, bancar internações. Isso não é nosso, embora reconheçamos a importância do Hospital para Criciúma e Santa Catarina.

 

O sr já tem alguma sinalização que o Estado assume o Hospital?

Estou muito otimista, acredito que o govenador vá cumprir esse compromisso, ainda mais que o secretário é de Criciúma, o Acélio Casagrande, que como poucos, sabe que a responsabilidade desse hospital é do Governo do Estado.

 

Voltando a questão política. O sr disse que a chapa pura do PSDB não pode ser descartada mas que o sr não apostaria todas as suas fichas nessa hipótese. Se o PSDB tivesse que escolher hoje entre o MDB ou com o PP, qual seria o mais provável?

Acho que se deixar assim, sem a interferência dos líderes, os convencionais eu arriscaria dizer livre e espontaneamente, os convencionais 90% iriam preferir uma aliança com o PP. Agora líder é quem conduz o processo e vai depender muito de como nossas lideranças vão conduzir esse processo.

 

 

karina-manarin

Cadastre-se e receba minhas postagens com exclusividade:

Espaço VitalModelos para Fundição VenezaSpilrodUnesc

COMERCIAL: 9 9974.0662
KARINA MANARIN 2016 - Todos os direitos reservados
by: conceito virtual