hepatiteUnescModelos para Fundição VenezaEspaço VitalSpilrod

Eleições 2016 em Criciúma: a importância do presidente da Câmara


24/06/2016 11:34:08

No atual cenário eleitoral em Criciúma, com a possibilidade de uma nova eleição sub júdice, proveniente da candidatura do ex-prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, cargo que deve despertar a disputa na classe política é a presidência da Câmara.

Isso porque,de acordo com a nova legislação eleitoral, aprovada no fim do ano passado, em caso de o candidato eleito ser impedido de assumir o mandato por questões com a justiça, só será convocada nova eleição quando o processo tiver transitado em julgado. No período do julgamento, quem assume é o presidente da Câmara.

A exemplo do que aconteceu em Criciúma, onde a eleição de Salvaro em 2012 ainda não teve o desfecho completo na justiça, a hipótese de o presidente da Câmara tornar-se prefeito é levada em consideração nos bastidores da cidade.

Pela regra anterior, caso o candidato impedido tivesse mais de 50% dos votos, seria convocada nova eleição, o que aconteceu em Criciúma com a eleição suplementar em março de 2013, que elegeu Márcio Búrigo, do PP.

 Caso o candidato impedido tivesse menos de 50% dos votos, assumiria o segundo colocado, como aconteceu em 2004, na eleição de Décio Góes, do PT.

Na época, quem assumiu foi Anderlei Antonelli, então no PMDB. Com a nova regra, tais hipóteses foram banidas. O presidente da Câmara assume até que o processo seja totalmente resolvido na justiça.

karina-manarin

Cadastre-se e receba minhas postagens com exclusividade:

Modelos para Fundição VenezahepatiteEspaço VitalSpilrodUnesc

COMERCIAL: 9 9974.0662
KARINA MANARIN 2016 - Todos os direitos reservados
by: conceito virtual