Berimbau

O impasse que pode encerrar o atendimento pelo SUS no São José


12/12/2016 08:38:24

Não há qualquer dúvida quanto a importância do Hospital São José não somente para Criciúma mas para toda a região Sul. A instituição é a única a atender pelo SUS na cidade e com serviço de excelência. Por esse motivo é preciso destacar a necessidade urgente de resolução para o impasse que se criou e que foi notícia durante todo o fim de semana.

Depois que a direção anunciou no sábado a suspensão dos serviços pelo SUS, foram três notas oficiais a justificar sua responsabilidade ou falta dela. A do Governo do Estado afirma que de acordo com levantamento feito a partir de comprovantes de pagamentos e serviços contratados e executados o Estado pagou R$ 4. 207.086,51 acima de sua responsabilidade conforme o contrato com a prefeitura, que administra os recursos.

A nota da prefeitura de Criciúma afirma que todos os montantes repassados para a Secretaria municipal de Saúde são transferidos de forma integral para o Hospital São José, e o Sindicato dos Servidores da Saúde, por sua vez , classificou de  "inverídica" a informação repassada no sábado pelo Hospital, de que estaria suspendendo os serviços em razão da falta de funcionários nos setores.

Por último, a direção do Hospital afirma que a dívida já está em R$ 27 milhões e não há condições de funcionamento enquanto o montante não for recebido. É apenas um panorama resumido da guerra que se transformou a novela do Hospital de Criciúma, que se estende há muito tempo.

Definitivamente, salta a necessidade de abertura total de todas as contas, de preferência com a participação do Ministério Público,  para que haja solução definitiva para o impasse. Sob pena de se repetir o que aconteceu num passado não muito distante em Criciúma, quando o Hospital São João Batista interrompeu o atendimento pelo SUS.

karina-manarin

Cadastre-se e receba minhas postagens com exclusividade:

Berimbau

COMERCIAL: 48 3433.9090 / 9149.4550
KARINA MANARIN 2016 - Todos os direitos reservados
by: conceito virtual