UnescSpilrodEspaço VitalModelos para Fundição Veneza

Tucanos passam impressão que candidatura própria é irreversível


15/04/2018 15:43:21

 Há  uma semana, integrantes da cúpula do PSDB de Santa Catarina aterrissaram em Criciúma com o discurso fechado e sacramentado de que não desistirão de ter candidato ao governo nas eleições deste ano. Na entrevista que concedeu à coluna, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes admitiu que chapa pura não seria o ideal mas garantiu que em caso de necessidade o partido tem bons nomes para enfrentar sozinho o pleito eleitoral deste ano. As chances de isso acontecer são mínimas e o histórico das últimas eleições demonstram isso.

O pensamento que divide o PSDB no entanto, é que se por um lado há nos bastidores quem se aproxime do MDB de Eduardo Moreira e avalie que o tucanato indicar um vice poderia ser a hipótese mais viável, há por outro lado os que batem pé de que essa é a hora de o partido chegar ao Governo do Estado por suas próprias “penas”.

Quem trabalha com política sabe que por mais que conversas possam estar acontecendo nos bastidores, jamais um tucano, nem qualquer outro integrante de partido com proposta de estar na majoritária admitiria a condição de vice. Seguindo o que prega a filosofia das composições pré-eleitorais “ quem se coloca como vice acaba como nada”.

Mesmo assim, o cenário visando a composições para eleições deste ano continua indefinido. Com apenas alguns indícios como o afastamento entre PSD e MDB, caracterizado na festa de despedida de Raimundo Colombo em Lages no fim de semana.

Confira o que disse o ex-prefeito de Blumenau:

O sr renunciou ao mandato de prefeito com intenção de concorrer ao senado...

A zona de conforto obviamente seria ficar na prefeitura, são dois anos e oito meses e um período de mandato muito realizador. Estamos em execução neste momento com o maior conjunto  de obras da história de Blumenau, em termos de trânsito, de mobilidade, ou seja, é um  segundo mandato de muita realização. Por outro lado, na base em Blumenau e em Itajaí eu fui conclamado a essa missão de buscar retomar também a contribuição histórica da retomada do protagonismo na nossa região. Pelo estado, na nossa militância do PSDB e de outros segmentos acadêmicos, empresariais, comunitários do Estado, inclusive aqui do Sul catarinense, fui chamado a esse desafio, portanto a candidatura ao senado. Nosso projeto partidário é o senador Paulo Bauer disputar a eleição ao governo. É um quadro partidário competente, comigo ao senado. O  PSDB tem outros bons nomes como a deputada Geovânia, presidente Marcos Vieira, ex-governador Leonel Pavan...

Mas a ideia então é uma chapa pura?

Todo partido, ele tem que nascer um projeto a partir de suas propostas em relação ao Estado. Na verdade o grande objetivo é a visão de gestão que se tenha para conseguir os resultados necessários paro o desenvolvimento do Estado. A partir do momento que se tem plano de governo, projeto de governo, se deve disputar a candidatura e devemos pensar em todos os cenários possíveis. Um dos cenários que não é o ideal, mas que pode ser apresentado, é a chapa pura,  e para isso o PSDB com toda  humildade tem bons nomes. A partir do momento da convicção da disputa ao Governo do Estado, como é o caso que temos, temos que estar preparados para disputá-lo em todas as hipóteses; Mas é claro que vamos em busca de aliados para compor conosco esse projeto.

 

A informação de bastidores na política seria a possibilidade de uma coligação com o MDB, o sr como vice de Eduardo Moreira, que esteve inclusive no ato de sua renúncia à prefeitura de Blumenau. De zero a dez, qual a possibilidade de vocês estarem com o MDB?

O PSDB e o MDB tem uma relação histórica e de proximidade em muitos municípios  como com o PSD e PP. PSD também temos relação histórica e com outros municípios. Já apoiamos ambas essas correntes e ambas são bem vindas a nos apoiarem. O que o PSDB tem muito claro e convicção, é o projeto da cabeça de chapa e da disputa ao Governo do Estado com o senador Paulo Bauer, e de uma pelo menos das vagas ao senado. Temos dois senadores hoje que não vão à reeleição,  então no mínimo um temos que lutar para mantê-lo. Minha pré-candidatura é o indicativo disso.

Prisão do ex-presidente Lula

Se lamenta do ponto de vista de alguém que teve a oportunidade histórica de uma transformação positiva e foi o depositário da fé da esperança de tantos milhões de brasileiros. Se lamenta do ponto de vista histórico um desfecho como este, mas por outro lado do ponto de vista institucional é uma demonstração pedagógica, da igualdade da lei perante todos, o que é absolutamente necessário do ponto de vista cívico e democrático.

 

Há denúncias também envolvendo tucanos. Ontem mesmo a Polícia Federal prendeu em São Paulo um acusado de desvios de recursos públicos em governos do PSDB e que foi chamado de “operador do PSDB”. Sua avaliação quanto a fatos como esse:

Acima das pessoas estão as organizações, as instituições. Não sou filiado ao PSDB em virtude das pessoas única e exclusivamente. Me filiei em 1998, com 15 para 16 anos em busca de um ideal que era o da igualdade de oportunidades, que é o que prega e reza a social democracia. O que eu quero dizer com isso é que independentemente das pessoas, acima disso está a ideia, o conceito, o valor, o propósito. Pelo menos é isso que me move na política e é isso que deve mover as pessoas na política. E aí a tese da igualdade vale para todos. Se há eventuais casos de desvio de conduta em relação a partidários nossos, nossa obrigação moral é incentivar que a apuração aconteça e que a justiça seja feita.

É isso que vocês estão fazendo também no caso do senador Paulo Bauer, que teve uma autorização para investigação?

A nossa posição, do PSDB, sempre foi muito clara. Essa é a oportunidade do esclarecimento e com certeza a crença na justiça nos proporciona a crença também no sentido de demonstrar que a partir do desenrolar dos fatos e do devido processo legal, com certeza os fatos serão todos elucidados e esclarecidos.

karina-manarin

Cadastre-se e receba minhas postagens com exclusividade:

Modelos para Fundição VenezaEspaço VitalSpilrodUnesc

COMERCIAL: 9 9974.0662
KARINA MANARIN 2016 - Todos os direitos reservados
by: conceito virtual