A deputada federal Ana Paula Lima (PT), anunciou nesta segunda-feira (24), que o Ministério da Saúde, por meio do programa Mais Médicos pelo Brasil, lançou edital de chamamento para contratação 224 novos médicos para atuar em Santa Catarina. Em todo país serão 6.252 novas vagas. Essas são as primeiras de um total de 15 mil que serão abertas até o fim do ano, chegando a 28 mil médicos no Brasil.
Um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. Essa forma de contratação, explica a deputada, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades. O investimento por parte do Governo Federal neste ano será de R$ 712 milhões.
A medida tem como objetivo ampliar o acesso à saúde principalmente em áreas mais vulneráveis. Além desse critério, os locais de difícil provimento, o percentual da população dependente do SUS, a priorização de unidades básicas de saúde (UBS) que cobre as populações mais vulneráveis do país, a cobertura e composição da Saúde da Família nos municípios, a população coberta pelo Programa Bolsa Família, os pedidos de credenciamento de equipes e a condição de não ultrapassar o teto de credenciamento de equipes de APS também foram considerados.
Podem participar do programa: profissionais brasileiros e intercambistas brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). Os médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.
Em Santa Catarina, os médicos vão atender em 114 municípios, com 224 vagas de reposição. Dentre eles, dois de alta vulnerabilidade, 12 de média vulnerabilidade, 48 de baixa vulnerabilidade e 50 de muito baixa vulnerabilidade.
O programa Mais Médicos pelo Brasil foi relançado no dia 20 de Março de 2023 com o objetivo de levar médicos para regiões do país que sofriam com a falta de profissionais de saúde.