O governador Jorginho Mello (PL) anunciou nesta segunda-feira (10) a contratação de um profissional de segurança armado, experiente e pronto para agir em cada escola estadual de Santa Catarina. O anúncio aconteceu durante entrevista coletiva para a apresentação do Balanço dos Cem dias de Governo e do Programa Santa Catarina Levada a Sério.
Ao todo, são 1053 escolas e o custo anunciado pelo governo é de R$ 70 milhões por ano. Também foi anunciado o reforço da Ronda escolar reforçada desde o dia 5 de abril e mantida de forma contínua.
Na coletiva, o governador antecipou que a intenção é buscar a atuação dos integrantes do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública (CTISP).
A lei que trata do CTISP foi alterada no final de 2021. Com isso, a atuação para inativos da Segurança Pública foi ampliada . A partir daí, os servidores podem prestar serviços de natureza administrativa e operacional em outros órgãos – não só o de origem – e entidades da Administração Pública, inclusive nos demais Poderes do Estado e dos municípios.