Salvaro nega benção a Arleu e apresenta nomes para sua sucessão - Karina Manarin

Salvaro nega benção a Arleu e apresenta nomes para sua sucessão

Na entrevista que concedeu ao blog, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB),  disse que em 2023  pretende falar menos sobre política por ser um ano não eleitoral e que permite “trabalhar mais”. Mesmo desviando o assunto da política, Salvaro sinalizou que não deixa de trabalhar neste sentido e que vislumbra planejamento político para a formação de uma chapa que possa sucedê-lo em 2024.

Ao ser questionado sobre a benção ao candidato Arleu da Silveira, o prefeito não confirmou que esse teria sua benção e enumerou mais alguns nomes à lista.

Fato concreto é que Salvaro tem boa aceitação no município, com administrações marcantes, mas não pode ser ele mesmo candidato mais uma vez. Por isso, a curiosidade principalmente no meio político quanto a quem seria “abençoado”.

Na entrevista,  o prefeito deixa pistas importantes. Ele também repetiu que poderia apoiar alguém que não seja de seu partido mas deixou uma lista de nomes do próprio PSDB.  O que se sabe é que nos bastidores as conversas não param e entre os partidos alinhados ao prefeito está o PP, sob o comando do ex-deputado Valmir Comin. 

Em Criciúma, está aberta  a bolsa de apostas quando o assunto é o “candidato do prefeito Clésio Salvaro para 2024” .

Salvaro nega benção a Arleu e apresenta lista de pré-candidatos a prefeito

Na direção do Paço Municipal, prefeito Clésio Salvaro dá carona ao secretário Arleu mas ainda não confirma que ele é o escolhido parta a candidatura a prefeito em 2024

 

Confira a entrevista:

O senhor fez recentemente uma troca no secretariado da prefeitura que levantou hipóteses para a eleição de 2024 em Criciúma. Foi providencial. O Arleu é seu pré-candidato a prefeito?

Essa troca não tem nada a ver com as eleições do próximo ano. Ela foi por circunstâncias administrativas. O Felipe Tavares que era nosso Secretário da Fazenda, que é um funcionário efetivo ele disse que gostaria de voltar à função dele. Fiz uma reunião com o Vagner, o Celito e mais algumas pessoas e acharam por bem o Vagner ocupar esta secretaria. Neste caso, a secretaria geral, que o Arleu já ocupou e teve desempenho muito bom assim como o Vagner também teve e foi exatamente por isso. Essa mudança não foi olhando a eleição de 2024.

Depois que o sr fez essa mudança, percebemos que o sr tem levado o Arleu para várias agendas. Inclusive nos fins de semana…

Eu ando com o Arleu, com o Aldinei, o Secretário Tita eu ando com secretários e intendentes porque secretário tem que conhecer a cidade, tem que andar com o prefeito, conhecer os problemas que tem na cidade para na segunda-feira ir em busca de solução para estes problemas. Se vc chegar agora na sala do Arleu vai ver que pelo menos dez pontos que visitamos no fim de semana ele está chamando cada um dos secretários e tomando as providências. Secretário Municipal da prefeitura de Criciúma não tem esse privilégio de ser secretário apenas de segunda a sexta das oito as cinco da tarde. Aqui são sete dias por semana.

 Mesmo assim, sabemos de sua força política, de sua provação como prefeito, o que levanta curiosidade sobre quem o sr apoiaria para sua sucessão. Quem teria a sua benção?

Primeiro que não tenho essa força. Gostaria de ter toda essa força política que as pessoas acham que tenho. Eu não tenho tudo isso não. Quem tem esse poder de eleger é o eleitor de Criciúma. Agora, eu vou apresentar um candidato, que pode ser o Arleu, o Celito, o Vagner, a deputada Geovânia. O Arleu é uma pessoas que convive há mais tempo comigo. Mas o meu candidato não pode ser o meu candidato. Tem que ser o candidato da cidade, aquele que venha a assumir compromisso de dar continuidade a esse governo que tem aprovação de mais de 90%…

O secretário Acélio não está nesta lista?

O Acélio, desculpa. O Acélio também está nessa lista porque o Acélio primeiro foi um grande secretário, teve um grande desempenho na eleição de deputado. Não foi eleito somente por uma questão de legenda porque tem mais de 15 deputados na Assembleia com menos votos que ele. Então assim, temos bons nomes para concorrer mas o candidato não tem que ser aquele candidato que o Salvaro quer. Tem que ter um partido, pode ser o meu partido, não necessariamente.

O sr havia me afirmado em entrevista anterior que poderia apoiar um candidato que não fosse de seu partido, o PSDB…

Pode não ser. O requisito principal é dar continuidade a este governo. Por isso que eu digo, pode sendo meu partido, pode não ser mas precisa ser um candidato que tem o apoio da sociedade.

 O sr arriscaria um cenário para as eleições de 2024 em Criciúma? O sr apostaria em algum partido que vai ter candidato…

Eu costumo dizer o seguinte que o ano ímpar é um ano bom para que possamos trabalhar, porque não tem eleição. Em 2024 vai ter eleição, 2026 vai ter eleição e aí tu entra naquele período da legislação eleitoral que te impede de fazer e inaugurar obras, firmar convênios. Então 2023 é um ano para trabalhar bastante e eu quero falar bem menos de política nesse ano ímpar.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.