O deputado Mauro de Nadal, do MDB, é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em acordo que envolveu inclusive PT e PL. Nadal teve 38 dos 40 votos, sendo duas abstenções da bancada do PL, que tem onze deputados: Ana Campagnolo e Sargento Lima.
O acordo demandou inúmeras reuniões e conversas durante toda a semana e só foi fechado minutos antes da abertura da Sessão que deu posse aos eleitos por Santa Catarina.
No gabinete do deputado Mauro, marcou presença também o Secretário da Casa Civil de Jorginho Mello, Esténer Soratto. Ele é deputado estadual eleito e foi exonerado da função para tomar posse como deputado.
Foram colocados dois nomes no cenário para a disputa pelo comando da Assembleia Legislativa: o do deputado José Milton Scheffer, do PP e do deputado Mauro de Nadal, do MDB. Nadal conseguiu os votos necessários a sua eleição com articulação que envolveu também o bloco formado pelo PT, PDT e Psol, somando seis deputados.
Com isso, a conta era de 25 votos.
Nesta semana, o PL entrou no circuito em busca do consenso e indicou a deputada Ana Campagnolo como vice de Nadal.
O nome encontrou resistência principalmente no bloco PT/PDT e Psol. “Houve resistência do PT ao meu nome”, confirmou a deputada Ana Campagnolo pouco antes do fechamento do acordo.
O PL indicou então os nomes de Nilso Berlanda e Maurício Eskudlark, que acabou como primeiro vice-presidente da mesa.
O acordo, que teve capítulos finais na manhã desta quarta-feira, teve também o deputado Rodrigo Minotto, do PDT, como segundo vice, deputada Paulinha (podemos), como Primeira Secretaria, deputado Padre Pedro (PT), Segundo secretário e Marcos da Rosa (União Brasil) Terceiro secretário, além de Delegado Egídio (PTB ), como Quarto Secretário.