Os bastidores do acordo que elegeu Nadal presidente da Alesc - Karina Manarin

Os bastidores do acordo que elegeu Nadal presidente da Alesc

O deputado Mauro de Nadal, do MDB, é o novo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina em acordo que envolveu inclusive PT e PL. Nadal teve 38 dos 40 votos, sendo duas abstenções da bancada do PL, que tem onze deputados: Ana Campagnolo e Sargento Lima.

O acordo demandou inúmeras reuniões e conversas durante toda a semana e só foi fechado minutos antes da abertura da Sessão que deu posse aos eleitos por Santa Catarina.

No gabinete do deputado Mauro, marcou presença também o Secretário da Casa Civil de Jorginho Mello, Esténer Soratto. Ele é deputado estadual eleito e foi exonerado da função para tomar posse como deputado. 

Foram colocados dois nomes no cenário para a disputa pelo comando da Assembleia Legislativa: o do deputado José Milton Scheffer, do PP e do deputado Mauro de Nadal, do MDB. Nadal conseguiu os votos necessários a sua eleição com articulação que envolveu também o bloco formado pelo PT, PDT e Psol, somando seis deputados.

Com isso, a conta era de 25 votos.

Nesta semana, o PL entrou no circuito em busca do consenso e indicou a deputada Ana Campagnolo como vice de Nadal.

O nome encontrou resistência principalmente no bloco PT/PDT e Psol. “Houve resistência do PT ao meu nome”, confirmou a deputada Ana Campagnolo pouco antes do fechamento do acordo.

O  PL indicou então os nomes de Nilso Berlanda e Maurício Eskudlark, que acabou como primeiro vice-presidente da mesa.

O acordo, que teve capítulos finais na manhã desta quarta-feira, teve também o deputado Rodrigo Minotto, do PDT, como segundo vice, deputada Paulinha (podemos), como Primeira Secretaria, deputado Padre Pedro (PT),  Segundo secretário e Marcos da Rosa (União Brasil) Terceiro secretário, além de  Delegado Egídio (PTB ), como Quarto Secretário.

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.