Há 11 anos a Mina de Visitação Octávio Fontana vem contando a história de Criciúma para turistas de todos os lugares e, em 2022, não foi diferente. Até a segunda semana de dezembro a atração turística já havia recebido 21.679 visitantes, sendo eles oriundos de 20 estados brasileiros e de 15 países incluso o Brasil, consolidando ano de retomada para a economia e para as atividades da mina.
“O ano de 2022, foi muito alvissareiro para a Mina de Visitação Octávio Fontana, pois foram atendidos um expressivo número de turistas oriundos tanto do Brasil bem como de vários outros países. Por tudo isso, o ano de 2022 foi excelente para nós e acreditamos que repetiremos esse sucesso em 2023”, conta o coordenador administrativo da Mina, Roberto Bortolotto.
Ao longo do ano muitos eventos e parcerias foram feitas pela mina para estimular ainda mais as visitas. “Realizamos com muito sucesso um jantar romântico no Dia dos Namorados no subsolo da mina, além do evento Páscoa, onde recebemos para uma tarde de brincadeiras e descontração, em torno de duas mil pessoas entre crianças e seus acompanhantes. Fizemos parcerias com a Secretaria de Educação do município de Criciúma, onde a Mina virou laboratório para complementar o ensino recebido nas unidades escolares do município”, ressalta Bortolotto.
A Mina de Visitação Octávio Fontana conta a história da cidade de Criciúma, erguida sobretudo pelo carvão mineral e referência no segmento em todo o país já no século passado.
Hoje, apesar de não ser mais a principal atividade econômica do município, a história ressurgiu, agora no turismo, com a abertura da atração, no dia 28 de outubro de 2011.
Foram regsitrados visitantes da Argentina, Canadá, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Israel, Itália, Portugal, Reino Unido, Romênia, Suíça e Brasil.