O prefeito de Orleans, Jorge Koch, é o novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CISAMREC). O Consórcio fechou 2021 movimentando mais de R$ 51 milhões na compra de consultas, exames e cirurgias e medicamentos. Para 2022, a estimativa é fechar num valor ainda maior, de cerca de 68 milhões.
Jorge Koch vai suceder o prefeito de Morro da Fumaça, Agenor Coral, o Noi (foto). Ainda foram eleitos como vice a prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso, e como secretário o prefeito de Santa Rosa, Almides Roberg Silva da Rosa.
A nova diretoria toma posse a partir de janeiro. Instalado em 2010, o CISAMREC atende os 12 municípios da AMREC e mais os 15 da AMESC, numa população de cerca de 650 mil habitantes, numa média de 18 mil pacientes todos os meses, oferecendo cerca de 261 mil procedimentos e mais de 1mil itens de medicamentos aos municípios.
Conforme o diretor Roque Salvan, nos anos de 2018, 2019 e 2020 o CISAMREC alcançou o 2º lugar entre os 13 consórcios de saúde de Santa Catarina que mais tem aplicado em serviços de saúde, e tem a previsão de alcançar a 1º colocação em 2022.
Na avaliação do atual presidente, o prefeito de Morro da Fumaça, Noi Coral, que presidiu o Consórcio nos anos de 2021 e 2022, foi um desafio dar suporte e apoio aos municípios no enfrentamento da pandemia do Covid-19. Nesse período foram adquirindo os insumos como EPIs, testes rápidos e diversos insumos e serviços conforme adesão e necessidade dos municípios consorciados. Nestes dois anos o CISAMREC apresentou um crescimento de atendimento passando de 179 mil em 2021, para mais de 200 mil no ano de 2022.
O presidente eleito para a gestão de 2023 considera um desafio dar continuidade à gestão no ano que vem com um novo governo federal. “Temos demandas que precisam ser tratadas com urgência visando o benefício aos moradores dos municípios consorciados é sem dúvida alguma, um dos pontos fortes que iremos trabalhar”, diz Koch.