O vereador Nícola Martins, do PSDB, (foto), retornou à Câmara após período de licença e teve duas leis de sua autoria promulgadas pela presidente da casa legislativa Roseli De Lucca, também do PSDB. Os dois projetos haviam sido aprovados mas o prefeito Clésio Salvaro, a quem cabe a sanção, “silenciou”, o que provocou a promulgação pelo Legislativo.
Entre as leis aprovadas, a que revoga a vedação ao transporte remunerado de passageiros por motocicletas na cidade, o conhecido mototáxi. “E um novo modal de transporte é muito bem-vindo. Certamente vai causar um impacto positivo em nossa mobilidade urbana”, avalia o vereador.
Para Nicola, além de minimizar os engarrafamentos tão presentes na rotina criciumense, o mototáxi vai gerar economia para os usuários do serviço. “E se lembrarmos que, desde o período pandêmico, os horários de ônibus ainda não foram completamente retomados, a nova modalidade vai ajudar muita gente a cumprir seus compromissos”, finaliza.
A outra lei promulgada nesta segunda-feira, é a que estabelece o uso facultativo de código QR e placa NFC (Near Field Communication) pelos estabelecimentos comerciais para publicização de placas obrigatórias.
Na prática, de acordo com Nícola, o dispositivo acaba com a papelada que o comerciante era obrigado a deixar exposta no estabelecimento. “Agora, ele pode utilizar apenas um QR Code ou uma plaquinha NFC”, explica.