O senador eleito por Santa Catarina, Jorge Seif Júnior, do PL, divulgou vídeo nas redes sociais apontando o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, do PSD, como responsável pelo que chamou de “ativismo ativismo judicial no STF e TSE”. Jorge Seif acusa Pacheco de ter interesse direto em razão de ter um escritório de advocacia que defende empresas e o acusa de “covarde”.
No vídeo, Seif destaca que o senado é o responsável por freios e contrapesos entre poderes e destaca outra lei que trata de conflito de interesses mas que trata somente do Executivo. Seif defende que a mesma lei tenha validade também para a presidência da Câmara e do Senado.
“Ou sejam pessoas investigadas pelo STF ou com interesses diretos, como é o caso de Rodrigo Pacheco, não podem ocupar tais cargos”, argumenta na gravação.
O senador eleito refere-se ao episódio deste domingo, de revogação pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, da prisão domiciliar do ex-deputado federal Roberto Jefferson. Ele resistiu a prisão com tiros e granada mas no fim da noite após a presença do ministro da Justiça, Anderson Torres, se entregou.