Bolsonaro não pega na mão de ninguém; O enigma Amin e Jorginho; Dalírio pode ser o nome do PSDB para o senado - Karina Manarin

Bolsonaro não pega na mão de ninguém; O enigma Amin e Jorginho; Dalírio pode ser o nome do PSDB para o senado

Bolsonaro evita palanque em SC

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro durante evento em Santa Catarina, quando não citou o senador Jorginho Mello e nem o ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior em seu discurso, pode ser um sinal sobre a possibilidade de mudanças no cenário político em Santa Catarina. Por ser do PL, mesmo partido do presidente, Jorginho é chamado de “ candidato de Bolsonaro em Santa Catarina”. O presidente tem no entanto, outros dois apoiadores declarados: o prefeito de Chapecó, João Rodrigues e o senador Esperidião Amin, pré-candidato ao governo pelo PP.  Ocorre que tanto a relação de João Rodrigues quanto de Esperidião Amin com Bolsonaro é mais antiga e talvez sólida que a com Jorginho Mello. Bolsonaro e Amin foram colegas de partido e, após se recuperar da facada em 2018, Amin esteve entre os primeiros nomes citados pelo então candidato à presidência. Mais que isso, os dois continuam com relação política de respeito e de conversas constantes. O senador não subiu no palanque mas esteve com Bolsonaro pouco antes da Marcha para Jesus acontecer neste sábado em Balneário Camboriú. Neste cenário, a possibilidade de Amin de fato ser candidato ao Governo em uma chapa de apoio a Bolsonaro com Kennedy Nunes como candidato ao senado é levada em consideração nos bastidores políticos em Santa Catarina. A dúvida é se a pré-candidatura de Jorginho Mello, se mantém caso essa chapa se concretize.

 Não pega na mão

Mesmo com as conversas em curso sobre o cenário, Bolsonaro concretizou durante sua visita a Santa Catarina o que os bastidores políticos sempre especularam: que ele não deve priorizar nenhum dos pré-candidatos que o apóiam. Não pega na mão de ninguém. Pelo menos por ora.

 Cadeira cațiva

O que se percebeu durante a agenda do presidente Bolsonaro em Santa Catarina também, foi que se há um nome que não precisa de licença para estar ao lado dele é o empresário Luciano Hang. Enquanto o senador Jorginho Mello, pré-candidato ao Governo pelo PL, foi convidado a  desembarcar do veículo onde estava Bolsonaro, Hang manteve-se ao lado dele. 

ASSISTA AO VÏDEO AQUI

 Evitou

Da mesma forma,  aconteceu ao fim do evento quando Bolsonaro evitou dar a mão para o pré-candidato ao senado, Jorge Seif Junior e chegou a pedir: fica atrás.  Hang, com sua já tradicional vestimenta verde e amarela permaneceu ao lado e de mãos dadas com o presidente. 

 Conversa

Na última sexta-feira, Jorginho Mello e Esperidião Amin sentaram novamente para conversa sobre a composição para as eleições deste ano. Para consumo oficial, mais uma conversa de aproximação. Nos bastidores no entanto, há de se avaliar que antes dessa pelo menos outras duas conversas aconteceram e a informação sempre é que haverá uma próxima. A avaliação nos meios políticos é que dificilmente PP e PL estarão na mesma chapa.

asassasa

 Visita

Deputado estadual Júlio Garcia, do PSD, aterrissou mais uma vez em Criciúma durante o fim de semana. Dessa vez participou da inauguração da  nova Escola Municipal de Educação Básica Padre Ludovico Coccolo, ao lado do prefeito Clésio Salvaro, do PSDB. prefeito Clésio Salvaro. Junto com o deputado federal Ricardo Guidi, Garcia acompanhou também assinatura de ordem de serviço para  a revitalização do passeio público, no contorno do Horto Municipal, no bairro Mina União, e para a pavimentação de ruas. O investimento é de R$ 412.002,22 e R$ 963.479,49, respectivamente, provenientes de emendas dos deputados e recursos próprios da prefeitura. 

asassasa

 Ninho

Presença constante nas inaugurações em Criciúma, a deputada Geovânia de Sá também esteve na nova Escola Municipal de Educação Básica Padre Ludovico Coccolo. O PSDB ainda não definiu o rumo para as eleições deste ano mas há nos bastidores a informação que deva compor com Moisés indicando um pré-candidato ao senado. Geovânia é o nome no topo da lista mas já surge a informação que Dalírio Beber possa ser indicado em razão de ser nome que “une”o partido. O ex-senador Paulo Bauer, diante as circunstâncias também ensaia colocar o nome à disposição. 

Nome retirado

Depois da anunciada desistência do advogado Francisco Balthazar e de Ozair da Silva, como pré-candidatos a deputado federal pelo PT na região Sul, mais um nome é retirado do cenário. Pedro Brunel, que já havia feito inclusive o lançamento de sua pré-candidatura em Criciúma, recebeu a confirmação da direção nacional do PT, que está fora da lista de pré-candidatos a deputado federal. No comunicado, a informação é que a chapa proporcional foi construída no diretório estadual em Santa Catarina e acordada com todos os partidos que compõem a Federação e que no PT  “onze”pessoas foram “cortadas”.

Federação

O PT tem federação com PCdoB e PV, partidos que fazem parte também da Frente Democrática no Estado. Com isso, mais uma pré-candidatura do PT é retirada ampliando o espaço da vereadora Giovana Mondardo, de Criciúma, pré-candidata a deputada federal pelo PCdoB.

Apoio

O presidente do MDB de Criciúma, Rodrigo Ganso, que havia colocado o nome à disposição para pré-candidatura a deputado estadual pela Amrec, recuou e de pronto, entrou na agenda do pré-candidato a deputado estadual Tiago Zili, ex-prefeito de Turvo.

asassasa

Posse

Vereadora Roseli de Luca, presidente da Câmara de Criciúma, toma posse como prefeita nesta segunda-feira. A cerimônia acontece a partir das 10 horas no Salão Ouro negro da prefeitura. O prefeito Clésio Salvaro, do PSDB e o vice, Ricardo Fabris, do PSD, retiram licença sem remuneração por dez dias.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.