MDB no colo de Moisés
O fim de semana foi marcado por notas oficiais de líderes do MDB, em decorrência do gesto do presidente do partido, Celso Maldaner na sexta-feira em prol da aliança com o Governador Carlos Moisés da Silva. Enquanto o deputado Rogério Peninha Mendonça tratou de garantir que vai colocar o nome como pré-candidato ao senado na convenção do partido, Maldaner marcou a data para que seja oficializada a aliança com Moisés para a disputa eleitoral deste ano. É o que se conclui com o gesto na sexta-feira e a nota oficial que o presidente emitiu neste domingo, alegando não ser a candidatura própria a única opção do MDB. Até bem pouco tempo, Maldaner não admitira outra conversa que não a pré-candidatura de Antidio Lunelli mas passou a fazê-lo a partir da última semana. Com isso, já não há mais necessidade de a bancada estadual e prefeitos assinarem documento para autoconvocação da executiva ou diretório do MDB. O presidente marcou para o dia 13 de junho reunião do diretório que deve bater o martelo em prol de Moisés. Talvez só não tenha sido marcado o dia 12 de junho para não ficar evidente que Maldaner pode há tempos estar “paquerando” outras opções para o MDB, incluindo a aliança com o atual governador, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos.
Bastidores
A primeira conversa, ainda na sexta-feira, era que o presidente do MDB, Celso Maldaner estaria contado para ocupar a vaga de candidato ao senado na chapa encabeçada por Moisés. No fim de semana já surgiu a informação que ele poderia ser vice.
A conta de Dário
O senador Dário Berger, do PSB, ganhou alta médica na sexta-feira e saiu do hospital apresentando contas para as eleições deste ano. Para ele, a Frente Democrática, formada por oito partidos de esquerda, pode chegar ao segundo turno caso mantenha a união em razão de a “direita”estar dividida em pelo menos quatro candidaturas. “Mas é preciso termos uma candidatura forte no campo de centro-esquerda. Uma candidatura que no segundo turno consiga agregar novos aliados por um projeto para Santa Catarina, despido de ideologias e vaidades pessoais”, observou o pré-candidato ao Governo.
Tucanos sem rumo
No cenário político para as eleições deste ano, o caminho do PSDB também ainda é uma incógnita apesar de a maioria das apostas indicar que os tucanos podem compor também com o Governador Moisés. Há infirmação de bastidores sobre possível reunião nesta semana de lideranças do partido em Florianópolis para discutir os rumos do tucanato para 2022.
Batendo asas
No fim de semana, o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro foi o anfitrião de reunião de tucanos de toda a região.A intenção é fortalecer o partido principalmente para as eleições proporcionais. Além dos prefeitos da região, como Clésio Salvaro, de Criciúma, participaram os pré-candidatos a deputado estadual: Giovana Galatto de Cocal do Sul e Acélio Casagrande e a pré-candidata à reeleição como deputada federal, Geovânia de Sá.
Condecorado
O vereador Aroldo Frigo Junior, de Nova Veneza e pré-candidato a deputado estadual, não participou do encontro do PSDB em Siderópolis porque estava em Curitiba. Acompanhado do prefeito de Pedras Grandes, Agnaldo Filippi e do presidente da Câmara de Nova Veneza, Evandro Gava, ambos do PP, Aroldinho recebeu a “Ordine della Stella d’Italia, Grado Cavaliere”. A entrega aconteceu em solenidade no Palácio Garibaldi, em Curitiba, Paraná, pela mãos do Cônsul Geral da Itália, o diplomata Salvatore Di Venezia. A ordem é concedida pelo Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, para cidadãos ao estrangeiro que tiveram contribuição com a Itália.
Visita
O empresário Luciano Hang também recebeu na última sexta-feira a “Ordine della Stella d’Italia, Grado Cavaliere” e durante conversa com o vereador Aroldo Frigo Junior garantiu que em breve deve visitar Nova Veneza.
No baile
O Secretário da fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli, fez pausa na agenda e participou durante o fim de semana do tradicional baile de máscaras em Nova Veneza, no Sul do estado. O evento, que abre as atrações da Festa da Gastronomia Italiana, aconteceu no sábado no Palazzo Delle Acque e teve apresentação do Carnevale Di Venezia. A Abertura da Festa da Gastronomia Típica Italiana ser no dia 15 de junho a partir das 20h30min no Pavilhão de Eventos. A festa vai até o dia 19 de junho.
PIX
A edição local do Movimento “Filia Brasil”de incentivo a filiações ao PL, teve críticas do deputado Ivan Naatz ao Governador Moisés apoiadas pela vice-governadora Daniela Reinher. Ao defender a candidatura de Jorginho Mello , Naatz , pré-candidato à reeleição, destacou que o governo do Estado precisa de projetos e de obras mais consistentes . “Governar não é só arrecadar e distribuir dinheiro via PIX aos prefeitos. O sistema de saúde, por exemplo, está em crise e precisa de mais atenção”, criticou Naatz , recebendo apoio neste tema , da vice-governadora Daniela Reinehr. A vice-governadora é pré-candidata a deputada federal pelo PL.
Alfinetada
O senador Jorginho Mello, pré-candidato ao governo pelo PL, também alfinetou Moisés ao discursar quando lembrou das eleições de 2018 . “O atual governador elegeu-se na aba do presidente e depois o traiu. “Nenhum governador pode dar-se ao luxo de afastar-se do presidente da República”, opinou. O evento que teve a participação de cerca de 500 pessoas, segundo a organização, pretende também reforço para a campanha de reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
O PTB
O senador Jorginho Mello, do PL, tem coo principal mote de campanha o fato de ser “bolsonarista” mas, a movimentação do fim de semana no PTB foi também pela organização de mais um palanque de apoio à reeleição do presidente em Santa Catarina. O presidente estadual do PTB, deputado Kennedy Nunes anunciou após reunião com pré-candidatos proporcionais que o partido terá um pré-candidato ao governo. Trata-se do engenheiro Carlos Werner. Ocorre no entanto, que a decisão envolve a continuidade de conversas com possíveis pré-candidatos “bolsonaristas” desde que a vaga de senado esteja em aberto. Como na chapa de Jorginho Mello a vaga para o senado está preenchida por Jorge Seif Junior, a impressão que fica é que o PTB estaria de olho em possível aliança com Esperidião Amin, do PP.
Eleições suplementares
O MDB manteve a prefeitura de Porto Bello com a eleição de Joel Lucinda neste domingo. O pleito eleitoral aconteceu porque o prefeito eleito em 2020, Emerson Stein, renunciou para assumir pré-candidatura a deputado estadual e o vice, Elias Cabral também renunciou. O MDB venceu a eleição suplementar também em Castelo Branco com Neiva Kleemann Tonielo, O prefeito eleito na cidade em 2020, Tarsilo Seco, do PL e o vice, Ademir Pedro Torniello, do PT, foram cassados por crime eleitoral.