A pesquisa para o governo de SC
A pesquisa encomendada pela TV Record e divulgada no Portal R7 nesta terça-feira movimentou os bastidores políticos estaduais. Pelos números o Governador Carlos Moisés da Silva, do Republicanos, apesar de aparecer em primeiro, tem índice de 18%, encostando em Jorginho Mello, do PL, com 14% e Gean Loureiro, do União Brasil, com 12%. A margem de erro de 3% para mais ou menos confirma empate técnico entre os três. O governador Carlos Moisés foca sua estratégia em um governo “municipalista” através do “Plano 1000” com o qual percorre o estado repassando recursos para obras através dos prefeitos, que definem suas prioridades e que tem manifestado em grande número apoio à sua reeleição. Com isso, poderia apresentar na pesquisa número que o fizesse ficar a frente dos outros, sem empate técnico. É o que acontece geralmente com quem está no poder, pelas ações, por estar na vitrine e ser por isso, também mais lembrado pela população em pesquisas. Jorginho Mello tem como mote principal a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e surfa na onda de 2018 já que em Santa Catarina Bolsonaro recebeu votação mais que expressiva. Gean Loureiro, ex-prefeito de Florianópolis já teve fama de que não era conhecido além da ponte. Colocou o pé na estrada e pelos números, apresenta potencial de crescimento, começando a realmente sair da Capital. O ex-deputado federal Décio Lima, do PT, aparece com 9% das intenções de voto e Dário Berger, que migrou do MDB para o PSB, tem 4% enquanto Gelson Merísio, do Solidariedade 3%. Todos eles são de partidos que formam a Frente Democrática. Décio Lima herda o patrimônio eleitoral do PT e tem cacife para de fato encabeçar a chapa. Esperidião Amin, do PP, tem 9% das intenções de voto e dificilmente vai de fato ser candidato, salvo se conseguir formar uma aliança de peso que proporcione de fato a possibilidade de seu fortalecimento. Antídio Lunelli, com 4% dificilmente viabiliza sua candidatura no MDB. Os pré-candidatos do Novo Odair Tramontim, e Ralf Zimmer, do Pros aparecem com 2% cada um. Todos os números são da estimulada e é importante frisar que pesquisa reflete o momento. A movimentação e declarações de cada um, confirmam no entanto, uma certeza quanto ao cenário: Moisés, Gean, Jorginho e Décio Lima serão adversários ferrenhos. Pelo menos na briga para chegar ao segundo turno.
Roteiro
Pré-candidato à reeleição pelo União Brasil, o deputado Felipe Estevão cumpriu roteiro na região nesta semana. Em Criciúma, teve longa conversa com o prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, a quem entregou emenda de R$ 300 mil. A sintonia de Estevão com o pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, Gean Loureiro no entanto, foi constatada quando em meio a entrevista para o blog ele recebeu ligação do ex-prefeito. Em pauta, o acerto nas agendas de ambos para o lançamento da pré-candidatura de Estevão em Tubarão em junho.
Benção
Reunião Estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular nesta terça-feira oficializou os dois pré-candidatos proporcionais com apoio da igreja para as eleições deste ano em Santa Catarina. A filha do ex-deputado Narcizo Parisotto, Débora Parisotto, do PTB, concorre a uma vaga na Câmara dos Deputados e o deputado estadual Jair Miotto, concorre à reeleição pelo União Brasil.No vídeo, o Pastor Cecílio, do Conselho estadual da Igreja do Evangelho Quadrangular, apresenta os pré-candidatos. Em Santa Catarina, a igreja conta com mais de três mil pastores, entre titulares e auxiliares. São quase 800 igrejas em quase todos os municípios do estado.
Orgulho da terra
O diretor de conteúdo da Agência Ápice Comunicação, Lucas Borges, e a diretora de atendimento, Paula Biff, dividiram com o médico Juan Paul, da Clínica Gaia, o Prêmio Microfone de Ouro na categoria Melhor Jingle. A honraria foi conquistada pela agência de Criciúma na noite de segunda-feira no Congresso da Acaert em Florianópolis. O jingle “Missão de Amar” foi desenvolvido para destacar a gravidez e formas de fertilização. A campanha voltará a ser exibida nos próximos dias com o Jingle vencedor.
De bote
O assoreamento do Rio Sangão foi verificado in loco pelo prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, do PSD, o vice, Valcir Matias, do PDT e o presidente da Câmara Célio Elias na tarde desta terça-feira.
Ele navegaram de bote, com apoio do Corpo de Bombeiros e avaliaram os pontos críticos que precisam, ser desassoreados . “Identificamos vários pontos que necessitam ser desassoreados e evitar os transtornos com inundações como aconteceram no início do mês de maio em bairros de Criciúma, Forquilhinha e Maracajá ”, pontua o prefeito. Participaram também da ação representantes das Defesas Civis de Criciúma e Maracajá.
UTI
Os vereadores de Içara aprovaram nesta semana requerimento à Secretaria de Estado da Saúde, para a realização de estudo com o propósito de implantar cinco novos leitos neonatal SUS na Fundação Hospitalar São Donato. O requerimento é do vereador Rodrigo da Silva Gonçalves, do PP, e a justificativa , é de “extrema necessidade a implantação de novos leitos, pois a vidas de crianças estão em risco por conta dessa necessidade.” A Câmara Municipal pretende agendar uma reunião com o Secretário Estadual de Saúde. “Estamos tentando marcar esse encontro, com a presença de todos os 15 vereadores para tentar viabilizar esses novos leitos neonatais”, informou o presidente do legislativo Itamar da Silva, do PP.
O Diploma de Vampiro e Moisés
O deputado Luiz Fernando Vampiro recebeu na tarde desta terça-feira, junto com o governador Carlos Moisés, a maior honraria da Educação catarinense, o Diploma de Mérito Educacional. Vampiro destacou como a sua decisão mais difícil e importante, no período em que esteve à frente da Secretaria da Educação, a reabertura das escolas em plena pandemia.O ex-secretário, que é pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano, comandou a pasta no período com o maior investimento em Educação da história, R$ 7,7 bilhões, em 2021.
Bastidores
O prefeito de Urussanga, Jair Nandi, do PSD, pode te em breve a participação do MDB em seu governo. Há informações de bastidores sobre a possibilidade de o vereador Luan Varnier deixar a cadeira na Câmara e assumir pasta de Educação na atual administração. A conferir. A diretoria de Turismo, Trânsito e defesa Civil são algumas das hipóteses também para serem ocupadas por representantes do MDB.
Urussanga
O cenário político instável em Urussanga desde maio de 2021 quando o prefeito Luis Gustavo Cancellier, do PP, foi afastado do mandato, parece que vai continuar e não será só quanto a Cancellier. Ocorre que a Câmara de Vereadores recebeu nesta terça-feira um “Comunicado de possíveis práticas de improbidade administrativa” mas dessa vez, por parte do prefeito Jair Nandi, do PSD. Ocorre que o cineasta urussanguense Luiz Fernando Machado e o Instituto Catarinense de Cinema questionam a falta de concorrência pública para a realização do documentário sobre os 30 anos do Gemellaggio. O documento solicitando que a Câmara de Vereadores procure respostas para algumas perguntas relativas a condução do processo também foi entregue ao Ministério Público. A conferir se os vereadores vão conseguir responder aos questionamentos.