Sem Bolsonaro Moisés cola em Mourão; Lula marca data para agenda em SC; A benção de Antídio; - Karina Manarin

Sem Bolsonaro Moisés cola em Mourão; Lula marca data para agenda em SC; A benção de Antídio;

Moisés e Mourão

Com a sintonia arranhada quando se trata do presidente Jair Bolsonaro, o governador Moisés mantém o alinhamento com o vice-presidente, general Hamilton Mourão. Foi o que se percebeu durante o fim de semana. Na sexta-feira, o governador recepcionou o vice-presidente e acompanhou todo o evento, que teve palestra sobre a conjuntura nacional e internacional em meio a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia. Neste domingo, Moisés e Mourão almoçaram juntos na Agronômica, longe de assessores a noite , os dois sentaram-se  lado a lado na abertura do Congresso Catarinense de Rádio e Televisão da Acaert. O Republicanos é o partido de Moisés e de Mourão, que deve concorrer ao senado pelo Rio Grande do Sul. É também o partido dos ex-ministros de Bolsonaro: Da Mulher e Direitos Humanos, Damares Alves e Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, indicando o apoio da sigla à reeleição do atual presidente. Em 2018, Moisés no PSL, mesmo partido de Bolsonaro, não somente mante-se de pé no tsunami que varreu o Brasil como cruzou a linha de chegada. Em 2022, os dois não estão na mesma trincheira e Moisés enfrenta inclusive a ira dos “:bolsonaristas” que o tacham de traidor. Talvez essa seja uma das dificuldades a ser enfrentada pelo atual governador em sua reeleição já que Santa Catarina ainda é indicado como estado bolsonarista. Neste cenário, Moisés expõe sua sintonia com Mourão.

 Filiação de peso 

Expectativa para esta semana no cenário político estadual é quanto a filiação do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto ao PSD. A assinatura da ficha está marcada para o dia 25, quarta-feira, às 19 horas no Lira Tênis Clube e terá a presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. A intenção é um evento de peso para enfatizar e reforçar o apoio para a pré-candidatura de Gean Loureiro, do União Brasil, ao governo do estado. 

 O cenário

Gean Loureiro renunciou a prefeitura de Florianópolis para concorrer ao Governo diante de conversas com o PSD para possível coligação. Topázio então se desfiliou do Republicanos e já era previsto que se filiaria ao PSD, que com isso, fica com a segunda maior prefeitura de Santa Catarina em população e segundo maior colégio eleitoral do estado . O cenário demonstra que o PSD e o União Brasil caminham juntos a passos estudados e que incluem a aliança para as eleições deste ano.  

 Agenda

Logo após a filiação de Topázio neto ao PSD, o pré-candidato ao Governo pelo União Brasil, gean Loureiro cumpre agenda novamente no Sul do estado. Dessa vez, a reunião será do União brasil e do PSD e acontece na quinta-feira em Sombrio e na sexta-feira em Tubarão.

 Roteiro

Em roteiro pelo sul do estado, o presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, e o pré-candidato ao governo Antídio Lunelli, passaram pela Santuário Sagrado Coração Misericordioso de Jesus. Os dois receberam a benção do Bispo Dom Jacinto Inácio Flach. O empresário Antídio Lunelli percorre regiões do estado em busca da consolidação de sua candidatura e enfrentando a oposição dentro do próprio partido já que deputados defendem a aliança com o Governador Moisés, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos. No roteiro pelo Sul, Lunelli falou em privatização da Casan e Celesc e teceu elogios ao senador Esperidião Amin, do PP.

 Lula em SC

Durante o lançamento de sua pré-candidatura ao governo de Santa Catarina pelo PT, o ex-deputado federal Décio Lima  anunciou a presença do ex-presidente Lula em Santa Catarina nos dias 2 e 3 de junho. O ex-presidente cumprirá agenda no estado acompanhado do pré-candidato a vice o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.Lima conclamou os presentes para recepcionar Lula e Alckmin no estado. A pré-candidatura de Lima foi aprovada pelo Partido dos Trabalhadores na presença de mais de mil lideranças de todo o estado e representantes de nove partidos da Frente Democrática (PT, PDT, PCdoB, PSB, PV, Rede, Solidariedade, PSOL e PRTB). 

 Ausência

Anotada a ausência do pré-candidato ao Governo pelo PSB, senador Dário Berger no evento de pré-candidatura de Décio Lima ao governo pelo PT. O PSB faz parte da Frente Democrática e foi representado no evento por  Rodrigo Bornhold. Dário Berger fez lançamento de sua pré-candidatura ao governo pelo PSB no mesmo dia que Décio Lima. O evento do PSB também aconteceu em Florianópolis.

Do Sul

O evento de lançamento da pré-candidatura de Décio Lima ao Governo de Santa Catarina pelo PT teve anúncio  também da chapa de pré-candidatos a deputados federais e estaduais pelo partido. Da região Sul, o vereador  Célio Elias, presidente da Câmara de Forquilhinha, foi apresentado como pré-candidato a deputado estadual. 

 Reajuste

Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi anunciou proposta de reajuste de 50% do valor do piso de 20% o valor do teto dos honorários no Sistema de Assistência Judiciária Gratuita, o que inclui os defensores dativos do Estado, peritos, dentre outros. O anúncio foi feito após alinhamento com o Governador Carlos Moisés da Silva, pré-candidato à reeleição pelo Republicanos. A demanda havia sido apresentada pela Presidente da OAB Cláudia Prudêncio ao Governador e ao Presidente do TJ e que contou com a sensibilidade de ambos.

 

 

 

 

 

 

Filiado

O prefeito de Bombinhas, Paulo Henrique Dalago Müller, o Paulinho, concretizou sua filiação ao Podemos pelas mãos de sua esposa, deputada Paulinha. O evento aconteceu em Bombinhas com a presença de pelo menos 500 pessoas, segundo dados da organização. Deputada Paulinha é das mais empolgadas com a pré-campanha de reeleição do Governador Carlos Moisés da Silva. Além de participar da maioria dos eventos com a presença do Governador, Paulinha articula o apoio de prefeitos.

 

 

 

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.