O deputado federal Daniel Freitas oficializou, na manhã desta segunda-feira (02), a entrega de emenda parlamentar no valor de R$ 2 milhões para o Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos Urbanos da Região Sul (Cirsures), na sede do aterro sanitário, em Urussanga.
Ao lado do prefeito de Treviso e presidente do Consórcio, Valério Moretti, assinou junto ao prefeito a ordem de serviço para a construção do novo aterro sanitário e ampliação do sistema de tratamento de efluentes, no valor de mais de R$ 1,6 milhões. Em 21 anos de atividades, esta é a primeira vez que o Cirsures recebe uma emenda parlamentar e é considerado referência para o Brasil na gestão consorciada e atende os requisitos da Política Nacional de Resíduos.
O novo aterro irá beneficiar mais de 120 mil pessoas, já que o Cirsures é composto pelos municípios de Cocal do Sul, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.
Segundo o deputado, a expectativa para a entrega deste recurso era grande, já que foi uma das primeiras indicadas por ele ainda no início do seu mandato. “Espero que mais parlamentares possam indicar também emendas para fazermos ainda mais investimentos, pois a gestão regionalizada dos resíduos sólidos e tratamentos de efluentes através de consórcios intermunicipais representa uma enorme economia de recursos públicos e um grande ganho ambiental, que tem reflexos positivos em toda a sociedade”, ressalta Daniel Freitas.
Além disso, enfatiza o parlamentar, essas iniciativas contribuem para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos e líquidos, assim como permite que outras ações possam potencializar os resultados através da implantação de programas de reciclagem e compostagem, programas de conscientização ambiental nas escolas, nos bairros e o uso adequado da água. “São projetos que estão em pleno crescimento, pois se adequam à realidade de cada município, levando em consideração desde o tipo de solo e a população, até os instrumentos técnicos e financeiros disponibilizados pelas administrações municipais”, avalia Freitas.
A construção irá atender os municípios consorciados, devido ao encerramento do atual aterro sanitário. A vida útil do novo local será de 48 meses e terá espaço para receber 66 mil toneladas de resíduos. “O novo aterro irá facilitar a destinação do lixo, pois atualmente os resíduos estão sendo levados para Içara. Com a nova construção queremos incentivar ainda mais o descarte correto do lixo orgânico e reciclável”, disse o prefeito Valério Moretti.
Estavam presentes, também, o prefeito de Orleans, Jorge Koch; o prefeito em exercício de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo; representantes da Caixa Econômica Federal, além de colaboradores do consórcio.