BOPE recebe Moção de Aplauso por atuação eficaz em rebelião de Criciúma - Karina Manarin
BOPE recebe Moção de Aplauso por atuação eficaz em rebelião de Criciúma

BOPE recebe Moção de Aplauso por atuação eficaz em rebelião de Criciúma

Policiais do Batalhão de Operações Especiais – BOPE, da Polícia Militar de Santa Catarina, receberão uma Moção de Aplauso concedida pela Câmara de Vereadores de Criciúma. A homenagem se dá em função do trabalho realizado durante a rebelião com reféns, ocorrida na Penitenciária Sul, no dia 14 de maio do ano corrente.

A Moção é de autoria do primeiro suplente Edivanio Manenti (PL) e foi aprovada na sessão de ontem (12). Ele relata que tomou a iniciativa por lembrar que na data, a eficaz atuação dos profissionais fez a diferença. De acordo com registros da época, a rebelião teve início após dez detentos renderem dois agentes penitenciários, causando tensão e pavor, deixando 100 detentos “livres” para procederem o motim. Com a negociação conduzida pelo BOPE, juntamente com os demais colegas do Batalhão e unidades da Polícia Militar de Santa Catarina, a operação foi um sucesso, com os reféns liberados e o fim da rebelião, sem qualquer ameaça, lesão, disparos de armas de fogo ou mortes.

O reconhecimento da Câmara de Vereadores foi diretamente para o Major Lucius Paulo de Carvalho, Major Felipe Sommer e Major Cristopher Tiemann, três profissionais que realizaram o deslocamento aéreo para se juntarem aos colegas que lá estavam.

Da mesma forma, o Comandante da unidade do BOPE, Tenente-Coronel José Ivan Schelavin, também foi homenageado pela liderança da equipe. “Considero muito justa e necessária esta homenagem, pois, foi por meio do trabalho deles que podemos ter vida de policiais penais que foram mantidos reféns e demais vidas que poderiam estar em risco na ocasião”, resume Manenti.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.