Por 69 votos Picentini é o novo presidente da Certrel
O ex-prefeito de Siderópolis, Helio Cesa Alemão, do MDB, perdeu a eleição para a Cooperativa de Eletrificação Rural de Treviso, Certrel, por 69 votos para o atual presidente Volnei Piacentini. Foram 1292 votos para a chapa 1 , de Volnei Piacentini e 1223 para a chapa 2, de Helio Cesa , o Alemão. O MDB, partido do ex-prefeito, perdeu a eleição para a prefeitura de Siderópolis em novembro do ano passado por 16 votos para o agora prefeito Franqui Salvaro, do PSDB. Logo após o pleito, os partidos se uniram em prol da eleição da Certrel, com apoio inclusive do empresário Henrique Salvaro para o então ex-prefeito Helio casa, o Alemão. A diferença de votos revela que a disputa foi acuradíssima e ao mesmo tempo a dificuldade em eleições de Cooperativas em Geral, de vitória de oposição. Piacentini está há 30 anos no comando da Certrel. O novo mandato é de quatro anos.
Cermoful
Passada a eleição na Certrel, a próxima a agitar os bastidores políticos na região carbonífera será a da Cermoful, Cooperativa de Eletrificação de Morro da Fumaça. O Edital com a data da eleição ainda não saiu mas há pelo menos sete candidatos com time em campo. O atual presidente, Rudy Recco, teve reunião na sexta-feira co colaboradores de campanha e anunciou o consultor e estrategista eleitoral Laércio Menegaz Júnior como o responsável pelo marketing da campanha.
Na pauta
O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Arleu da Silveira, do PSDB, confirmou que está na pauta para votação nesta segunda-feira a proposta do Paço Municipal para a devolução dos terrenos do Morro do Céu. Moradores do Bairro Morro do Céu passaram o fim de semana angariando assinaturas para abaixo assinado on Line para tentar convencer vereadores a votarem contra o projeto. A proposta tem também o protesto dos donos de terrenos que já tem causa transitado em julgado para pagamento e argumentam através de seus advogados que a prefeitura não pode voltar atrás no processo por ser ré e não autora. A segunda-feira de carnaval promete ser quente na Câmara de Criciúma.
Nova Veneza
Terminou em Fumaça branca o imbróglio envolvendo prefeitura e Câmara de Vereadores de Nova Veneza. O projeto que autoriza o repasse de recursos para a empresa administradora do Hospital São Marcos foi aprovado por unanimidade. A votação foi com dispnesa de parecer para agilizar a votação. Os vereadores acordaram pela decisão, após o recebimento da prestação de contas do Hospital São Marcos. A propostafoi a primeira queda de braço entre a prefeitura e o Legislativo.
Cerâmicas
Semana deve ser movimentada também no setor cerâmico com Assembleia dos trabalhadores marcada para esta quarta-feira, dia 17 de fevereiro. Na pauta, a avaliação proposta patronal para renovação da convenção coletiva dos quase seis mil trabalhadores da categoria, que têm data base em 1º de janeiro. O presidente do Sindicato, Itaci de Sá, comandou mobilização no sábado com abordagens individuais na via marginal da BR-101, que dá acesso a empresa e nos ônibus que transportam trabalhadores da Cerâmica Portinari. IItaci informou que os sindicalistas não puderam acessar o estacionamento da empresa já que houve alegação de tratar-se de propriedade particular.
Apae
Deputado Federal Ricardo Guidi, do PSD, iniciou a sexta-feira de carnaval com entrega de veículo para a Apae de Arroio do Silva. Dos 12 carros que o deputado entregou através de emendas parlamentares, quatro foram destinados a Apaes do Vale do Araranguá. Na ocasião, o prefeito Evandro Scaini, do PSL, reforçou pedido de colaboração para um Centro de Multiuso que deverá ser espaço para realizar atividades e ações da terceira idade, clubes de mães e ser sede de demais eventos e ações importantes do município. A conversa e apresentação do projeto contou com a presença dos vereadores. Deputado destacou que é parceiro do município e que fará o possível para que o projeto se torne realidade.
Nova Executiva do PTB
A executiva do PTB de Santa Catarina tem um integrante de Criciúma. Trata-se de Lucas Dallo, que ensaiou candidatura a prefeito pelo Podemos em 2020, depois a vereador mas acabou por não participar do pleito eleitoral. Dalló assume a secretaria do Diretório Regional e representa o Grupo Coalizão conservadora, movimento que promove o debate sobre pautas relacionadas ao conservadorismo. O advogado Alex Brasil assumiu a presidência do partido em Santa Catarina em fevereiro e é defensor as pautas conservadoras alinhadas ao projeto do Governo Federal. O presidente Jair Bolsonaro, continua sem partido e há movimentação de algumas siglas, incluindo o PTB, para atraí-lo. Bolsonaro é a menina dos olhos também de muitos progressistas.