O deputado estadual Rodrigo Minotto, do PDT, continua no páreo como pré-candidato a prefeito de Criciúma. Estreitamente ligado ao Governador Carlos Moisés, ele tem evitado comentar o assunto principalmente após as conversas do vereador Júlio Kaminski, que deve se filiar ao PSL com a proposta de concorrer a prefeitura com apoio da administração estadual.
Nos bastidores no entanto, Rodrigo se movimenta para a formação de uma ampla aliança que envolveria além do PDT, o PSL e outros partidos como o PSB, PCdoB e MDB. Minotto chegou a conversar inclusive com o ex-deputado Jorge Boeira, do PP, sobre a possibilidade de composição de uma chapa com ele na cabeça e Boeira como vice.
A intenção, segundo bastidores políticos, é uma conversa com o Governador nos próximos dias, para avaliações.
Na ampla aliança trabalhada nos bastidores pelo PDT, há alguns detalhes relevantes: o primeiro, a possibilidade de participação do PSB, confirmando que deve de fato haver intervenção em Criciúma já que o partido estava direcionado a apoiar a reeleição de Clésio Salvaro.
O segundo, a possibilidade de participação do PCdoB. O primeiro suplente de Rodrigo Minotto é Cesar Valduga, do PCdoB, que pode assumir a cadeira pelo menos em época de campanha.