O presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Itamar da Silva anuncia hoje oficialmente que está trocando de partido.
Sai do PSDB, partido do ex-prefeito Clésio Salvaro, e entra no PROS, Partido Republicano da Ordem Social, sigla recém criada e que por isso não causa o risco de perda de mandato.
As raízes de Itamar da Silva remontam ao PP de Esperidião Amin mas, caso ele resolvesse voltar à sua antiga sigla, como havia sido cogitado nos bastidores, perderia o mandato. Assim, optou pelo PROS, pelo menos por ora.
Além de Itamar estão no partido o presidente do CriciúmaPrev, Amarildo Cardoso, a diretora da Câmara de Vereadores, Kelly Ferreira e o Procurador da Câmara, Ronaldo Rupp, todos na Executiva, formada ontem.
O PROS teve o número de assinaturas suficientes para a fundação e foi homologado pelo TSE no último dia 24 de setembro. Por ser um partido novo, os detentores de mandatos que se filiarem no prazo de 30 dias após a data de fundação estão livres da ameaça de perda de mandato.
O prazo termina hoje mas ontem, além de Itamar da Silva, que assinou a ficha em Criciúma, outros vereadores da região fizeram o mesmo caminho. Entre eles o de Araranguá, Cabo Loro, que deixou o PDT.
"No PROS de Criciúma vou fazer um partido com a minha digital e vou ser dono do meu nariz", justificou ontem Itamar da Silva.