Durante o roteiro que cumpre na região Sul, o deputado federal Mauro Mariani, do PMDB sugere nas reuniões que cada diretório, durante a convenção marcada para novembro, acrescente à urna uma pesquisa.
Trata-se de perguntas acerca dos rumos do partido para as eleições em 2014, se com candidato próprio ou, pela manutenção na coligação do governador Raimundo Colombo, do PSD.
A decisão é de cada um dos municípios mas, a sinalização positiva sobre a sugestão aconteceu por exemplo em Passo de Torres, São João do Sul e Praia Grande. Mariani pretende terminar o roteiro que faz em todas as regiões do Estado em 40 dias.
Antes do Sul, onde conclui agenda hoje, passou pelo Norte e Oeste e garante, o sentimento maior é para que o PMDB tenha candidato ao Governo do Estado no próximo ano. A situação do PMDB é emblemática. Na convenção Estadual, muitos dos que estiveram com Eduardo Moreira para a presidência fizeram questão de enfatizar que isso não significava sinônimo de votar também pela coligação com Raimundo Colombo.
Exemplo é o ex-governador Paulo Afonso Vieira. O grupo dos que defendem a ideia cresce, ao mesmo tempo que os que estão no governo tentam segurar as rédeas.