ICMS ecológico em debate amanhã em Criciúma - Karina Manarin
ICMS ecológico em debate amanhã em Criciúma

ICMS ecológico em debate amanhã em Criciúma

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza amanhã em Criciúma a terceira audiência pública para debater o Projeto de Lei 221/2011, que cria o ICMS ecológico.

O debate foi proposto pelos deputados estaduais  Dirceu Dresch, do PT, e José Nei Ascari , do PSD,  e  acontece  às 15 horas, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal . 

 Ao todo a CCJ vai realizar quatro audiências para debater a proposta com a sociedade catarinense. Os  primeiros ocorreram em   Chapecó e em Rio do Sul.

 Apresentado por Dresch em julho de 2011, em nome da bancada do PT, o projeto estabelece que um percentual sobre o repasse do ICMS a que os municípios têm direito será partilhado conforme critérios de preservação ambiental.   O ICMS Ecológico já é realidade em 15 estados brasileiros.

 O governo estadual  repassa aos municípios 25% do que arrecada. Desse total, 85% são repassados conforme a movimentação econômica de cada município e 15% são divididos em cota fixa para cada um.

A proposta do ICMS Ecológico trabalha justamente sobre a parte fixa, desvinculando 2% que passariam a ser partilhados conforme critérios de preservação ambiental. A esse total seria somado ainda 0,5% do total da receita líquida do Estado, já descontando as transferências constitucionais. 

(Com informações da Assessoria de Imprensa Deputado Dirceu Dresch)

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.