A eleição dos novos Diretórios e Executiva do PMDB balança os bastidores políticos em toda a região mas em Criciúma, está colocado o tabuleiro de xadrez. A questão principal é que o comando do partido deve ficar nas mãos do secretário Regional, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, candidato a deputado estadual.
Há nessse processo defesa política forte de grupos do partido para que haja mais "disciplina" principalmente quanto a definição de oposição ao atual prefeito, Márcio Búrigo, do PP.
Tanto que a defesa do fortalecimento da Comissão de ética é outro ponto em pauta. O raciocínio é que o partido teve candidatos na eleição de 2012 e na suplementar de 2013 e nas duas ocasiões, ficou na oposição.
O prefeito Márcio Búrigo tem maioria folgada. Dos 17 vereadores, 12 são da base aliada e, na última votação pesada contou também com a colaboração dos peemdebistas.
O novo direcionamento do PMDB, caso de fato ocorra, aliado a experiência de dissidências da base na votação da obra do Complexo Educacional Nereu Guidi, deve acender a luz amarela no Paço.
Isso porque, o PMDB seria a opção para Márcio em caso de desembarque de seus aliados.