O TRE julgou há pouco Embargos de Declaração por parte do prefeito de Forquilhinha, Lei Alexandre referente a decisão que havia cassado o mandato dele e do vice-prefeito José Ricardo Junkes, ambos do PP.
Foram feitos questionamentos também por parte de José Ricardo e de Walter Tiscoski, do PSDB, que chegou a ser vice na chapa mas foi retirado por problemas em seu partido que inviabilizaram a coligação.
Por unanimidade dos integrantes da corte, foi mantida a cassação de Lei Alexandre e a suspensão dos direitos políticos dele por oito anos.
O TRE reconsiderou a posição de José Ricardo Junkes, que continua cassado mas sem a perda dos direitos políticos. Walter Tiscoski, está inocentado no processo.
O relator, Juiz Helio do vale Pereira disse também que a decisão deve ser imediatamente cumprida após a publicação do Acórdão da Decisão. Isso significa que prefeito e vice devem ser retirados do cargo.
O advogado Luiz Magno, da assessoria jurídica do prefeito Lei Alexandre e do vice, José Ricardo Junkes, informou há pouco que após a leitura da íntegra da decisão, serão definidos os próximos passos.
O primeiro deles, será ação para que o prefeito continue a frente do Executivo até a decisão final do processo. O outro provável é o Recurso Especial ao TSE.