Entre os assuntos do dia, estão o Projeto da Ferrovia Litorânea, detalhado ontem em encontro na Associação Empresarial de Criciúma.
Os engenheiros de empresas que realizam estudos sobre o tema informaram que o projeto estará concluído em maio de 2014. Não há dúvidas quanto a importância da proposta. A região Sul ficou por muito tempo isolada por terra, ar e mar e que gerou prejuízos.
A duplicação da BR 101, apesar de lenta, é um primeiro passo. A Ferrovia Litorânea é o segundo. A questão agora é manter a união de politicos e empresários para que a obra de fato saia do papel.
O encontro de ontem foi solicitado pela comissão do modal ferroviário de Santa Catarina, integrado pelas associações empresariais de Criciúma, Tubarão e Içara e do deputado federal Ronaldo Benedet, os engenheiros dos Consórcios Magna/Astep, Mogli Carlos Veiga e Vega/Prosul Osvaldo Koguri, apresentaram o projeto da Ferrovia Litorânea de Santa Catarina.
A malha ferroviária que liga Imbituba a Araquari, possui aproximadamente 250km de extensão. Para os técnicos ela esta sendo dividida em dois lotes. O lote 1 compete a empresa Magna/Astep, com 128km e vai de Imbituba a Rio Tijucas e o lote 2, da empresa Vega/Prosul, vai do Rio Tijucas a Araquari com 119km.
(Com colaboração de Paula Darós Darolt/Assessoria Acic)