O ex-prefeito de Içara, Júlio Cechinel, empresário, proprietário do Laboratório Pasteur, em contato com a coluna justificou seu envolvimento na Denúncia do Ministério Público acerca da Operação Via Dupla. Júlio confirma que o laboratório realizava alguns exames que não constam na tabela do SUS. O pagamento era realizado através de requisições de outros exames que somadas alcançavam o valor. Cechinel disse que não estava informado sobre a operação que vinha sendo realizada por um funcionário do laboratório. “ Ele foi e continua sendo meu funcionário de confiança, recebeu o pedido do 24 Horas da Próspera e achou por bem para ajudar os pacientes”, resumiu. Mais que isso, Cechinel revelou que mesmo depois das investigações do Gaeco, recebeu pedido de um funcionário da secretaria de Saúde de Criciúma para realizar um exame não coberto pelo SUS em troca de requisições de outros procedimentos. “ Nessa situação eu neguei porque a gente quer ajudar ao paciente e acaba se incomodando como está acontecendo comigo. Meu laboratório tem mais de 37 anos no mercado e sempre trabalhamos de forma honesta”, defende-se.
A operação – Nós temos um laboratório na Próspera e a Unidade de Saúde 24 Horas encaminhava exames que o SUS não paga, que excluiu da tabela. Por solicitação do 24 horas nós realizamos exames com pagamento de requisições posteriores. Não houve prejuízo ao SUS. Estou muito tranqüilo e vamos nos defender, da mesma forma que atendemos a todas as solicitações do Promotor.Estamos há 37 anos no mercado e sempre trabalhamos com honestidade e confiança.
Como era feito esse pedido do 24 Horas? Eles fizeram um contato com o Leandro, que sempre foi e é meu administrador de confiança. Ele achou que não haveria problema. Queria resolver a situação porque o paciente chega com um exame caro e quem administra quer resolver. Acharam o caminho que foi fazer requisições de outros exames até alcançar o valor. Eu não tinha conhecimento sobre isso. O SUS cada vez mais reduz o número de exames e o gestor está sem saída. Na semana passada a secretaria de saúde me pediu novamente pra fazer isso.
A Secretaria Municipal de Saúde? Eu não vou dizer o nome para não comprometer mas um funcionário da Secretaria de Saúde me solicitou isso na semana passada sim mas eu disse que não faria até porque a gente quer ajudar ao paciente e acaba se incomodando como está acontecendo comigo. Se o SUS pagasse todos os exames não estaria acontecendo isso. Há trinta dias recebemos nova Portaria reduzindo mais oito ou dez exames.
Qual o número de exames que o SUS paga? Da tabela da Associação de Medicina Brasileira, onde estão especificados todos os exames que existem, o SUS paga somente 60%. Neste caso da investigação, um dos exames custava quase R$ 1 mil. Como os pacientes vão pagar?