A questão em pauta em Içara hoje é a inscrição de uma chapa única para a eleição do Sindicato dos Servidores Públicos marcada para o dia 12 de julho. A publicação de Edital foi feita no Jornal A Notícia, de Joinville e o vice-presidente atual, Rodrigues Mendes, o Sapinho, alega que não estava informado sobre o fato.
De Estatuto os atuais dirigentes e o advogado do Sindicato dos Servidores de Içara , Douglas Mattos, devem entender, até mesmo pelo tempo em que estão no comando.
Se não há nele especificação sobre o jornal onde deveria ter sido publicado o Edital para as eleições, não há ilegalidade no registro da chapa única. O Edital foi publicado dentro dos conformes.
Existem no entanto, algumas evidências de que a disputa é política. A chapa registrada é encabeçada por Edna Benedet, vereadora pelo PCdoB e Osmar Manoel dos Santos, também vereador pelo PP.
O fato de ambos estarem na chapa de oposição ao atual prefeito, Murialdo Gastaldon, do PT, durante as eleições de 2012 é indício de que a política partidária está envolvida no cenário.
A queda de braço não se esgotou na longa negociação para definir o reajuste dos servidores, que o prefeito conseguiu contornar. A justificativa do advogado do Sindicato, Douglas Mattos, de que a publicação foi feita no Jornal A Notícia, “tradicionalmente utilizado pelos movimentos sindicais” não convence.
Afora a qualidade do Jornal, é realidade que a região possui muitos diários onde não passariam despercebidas as intenções de registro de chapa de oposição.
Em suma, a disputa pelo comando do Sindicato, que poderia ser saudavelmente resolvida no voto, pode se estender em uma batalha na justiça.
A alternância de poder aliás não parece ser considerada em Sindicatos. Os grupos acabam por se perpetuar no comando. E isso não acontece somente em Içara.
Leia Mais: www.icaranews.com.br/display2.asp