O projeto a ser aprovado nesta semana na Assembleia Legislativa prevê a distribuição de R$ 500 milhões entre todos os municípios de Santa Catarina.
Trata-se de empréstimo do Governo federal que será cedido às cidades a fundo perdido. Não poderia chegar em melhor hora já que a crise nos municípios com a diminuição do FPM e a concentração dos Impostos no Governo Federal só se agrava.
O componente político é que a aprovação e a consequente distribuição dos recursos será ponto principalmente para o Governador Raimundo Colombo,do PSD, necessitado de base para concorrer novamente ao cargo em 2014.
Por tabela, ganha também o governo Federal que além de ter feito o empréstimo, coloca mais um cadeado em qualquer intenção de Colombo em apoiar outro candidato à presidência que não seja Dilma Rousseff.
A proposta foi enviada à Assembleia na última semana e a intenção é que seja votada o mais rápido possível. O PT, que faz oposição na Casa, solicitou vistas na Comissão de Constituição e Justiça.
A expectativa é que haja devolução hoje para encaminhamento ao plenário. Apesar da pressão que o Governo Federal já exerce sobre petistas que resistem em apoiar a reeleição de Colombo, focos de resistência sobrevivem. Pelo menos por ora.