A mobilização política que envolve a questão do Hospital São Donato, de Içara surtiu efeito. O governador Raimundo Colombo garantiu o repasse de quatro parcelas de R$ 150 mil que darão certo fôlego até que possam ser feitas adaptações que possibilitarão o aumento da produtividade.
A reivindicação eram três parcelas. Só assim é que a Instituição terá de fato condições de se manter.
Durante o encontro, Colombo foi enfático e não economizou palavras quando falou que é necessária uma mudança de gestão envolvendo justamente a questão da produtividade que alcança hoje somente 29% da capacidade.
A avaliação de líderes ligados ao Hospital é que surgiu a luz no fim do túnel e existem condições de que ela seja ampliada em busca da solução.
A situação no entanto, continua paliativa se levada em consideração a dívida de R$ 12 milhões, na maioria para o Governo Federal e o pagamento do Refis. O cálculo é que existem pelo menos sete parcelas atrasadas o que pode culminar com o Leilão do prédio.
Caso aconteça, será necessária uma nova mobilização. Nesta primeira, por enquanto, os políticos mostraram que quando existe união e vontade o objetivo é alcançado. Eles fizeram sua parte.
Agora é a atual gestão colocar em prática o conselho do Governador.