A criação da secretaria municipal de indústria e comércio e as oportunidades que a cidade terá com a construção dos centros de inovação tecnológica foram pauta de encontro hoje no gabinete do prefeito Márcio Búrigo, do PP.
Na reunião, os presidentes da ACIC, Olvacir Bez Fontana, e do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Criciúma, César Smielewski, reforçaram o pedido da criação da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, para centralizar as ações que permitirão à Criciúma voltar a subir no ranking das cidades mais ricas de Santa Catarina.
Os representantes da Unesc, Senai, Satc e do Conselho de Desenvolvimento Econômico apresentaram ao prefeito dados sobre o projeto Inova@SC, que vai instalar em Criciúma um centro de tecnologia e inovação. Com este e os projetos do Senai (instituto de inovação), SATC (Centro de tecnologia do carvão limpo) e Unesc (Iparque), Criciúma passará a ter quatro centros de pesquisa e inovação.
O prefeito informou que a criação da nova Secretaria será discutida junto ao Comitê Gestor. Búrigo destacou ainda que Criciúma deve aproveitar todas estas oportunidades e que o município vai iniciar em breve a discussão do seu novo planejamento estratégico.
Pediu atenção às entidades para que o projeto do Inova@SC possa ter uma configuração que permita a destinação de recursos públicos, que irão garantir a manutenção de projetos de longo prazo.
(Com informações e foto Ana Sofia Schuster – Novo Texto Comunicação)