Em entrevista há pouco ao site, o deputado federal Afonso Hamm, que toma posse daqui a pouco como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão confirmou que o governo já sinalizou: o carvão deve de fato entrar no leilão de energia a ser realizado em junho ou julho deste ano.
Logo após a posse, Hamm pretende reunião com o Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, onde será trabalhada a questão.
Em entrevista a Rádio Som Maior, de Criciúma, nesta tarde, o ministro Lobão falou sobre o assunto, destacou a possibilidade de inclusão no leilão mas lembrou da necessidade de competitividade do carvão.
“Ser competitivo é apresentar preço competitivo e nós temos condições. Tanto que o carvão é a matriz energética mais usada no mundo compreendendo 41% das matrizes de geração de energia. Temos também as maiores reservas mundiais, maiores que o petróleo e o gás”, informou o deputado.
A intenção é buscar a desoneração tanto nos Governos do Estado, do Município e em órgãos de financiamentos como o próprio BNDES. Serão estes os próximos passos dos integrantes da Frente Parlamentar aliada a entidades como Fiesc, Fiergs e deputados estaduais.
A Assembléia Legislativa de Santa Catarina terá encontro no final de abril. Outro nos mesmos moldes deve acontecer em Porto Alegre.
A posse de Afonso Hamm, do PP do Rio Grande do Sul como presidente da Frente Parlamentar do Carvão, acontece as 20h30min. O vice-presidente é o senador catarinense Paulo Bauer, do PSDB e o Secretário é o deputado Edinho Bez, do PMDB de Santa Catarina.
Neste momento, o presidente da Assembléia de Santa Catarina, Joares Ponticelli, deputados Dóia Guglielmi e Valmir Comin além do prefeito interino de Criciúma, Itamar da Silva, estão no gabinete de Hamm em Brasília. (Foto)