Exatamente uma semana após a presença em Criciúma do senador Luiz Henrique da Silveira, do PMDB, o Governador Raimundo Colombo, ao cumprir roteiro no Sul do Estado declara que tem certeza que progressistas estarão na aliança para sua reeleição em 2014.
A proposta de Luiz Henrique é unir PSD, PMDB, PP e PT numa mesma aliança. Colombo foi mais cauteloso. Não ousou detalhar como seria sua aliança e ao ser questionado sobre o PT de Ideli Salvatti disse que ainda é cedo para falar de eleição e que em respeito à população prefere deixar o assunto para o próximo ano.
Mesmo assim, a declaração dele sinalizou que ele trabalha na mesma linha de Luiz Henrique, com a pretensão de ter o PP em sua aliança. A possibilidade de coligação entre o PMDB, PSD e PP gerou reações imediatas em peemedebistas que participavam do lançamento do edital para a revitalização da SC-445 em Balneário Rincão.
A avaliação preliminar é que se o PP estiver com Colombo, o PMDB não vai estar mesmo que essa seja uma ideia de Luiz Henrique.
O argumento corrente é que as bases não aceitariam um palanque com Esperidião Amin e Luiz Henrique. E o exemplo usado é a coligação entre o PP e o PMDB no próprio Balneário Rincão.