Líderes nacionais sinalizam contra o carvão - Karina Manarin
Líderes nacionais sinalizam contra o carvão

Líderes nacionais sinalizam contra o carvão

 O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Joares Ponticelli, do PP,  voltou a bater na tecla valorização do carvão mineral, a principal bandeira de seu mandato.

Foi durante reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina ontem. A intenção de Ponticelli é juntar forças com o Rio Grande do Sul e tentar sensibilizar o Governo Federal sobre a causa. Não será tarefa fácil.

O presidente do Siecesc, Rui Hülse, provocou a ministra Ideli Salvatti sobre o mesmo assunto ontem, quando ela visitou Criciúma em campanha por Fábio Brezola. Rui Hülse solicitou que o governo inclua nos leilões de energia nova o carvão mineral e que estes leilões possibilitem as mesmas vantagens para outras fontes para que possam ser competitivos.

A ministra Ideli lembrou que esse assunto foi tratado por diversas vezes principalmente enquanto ela era senadora e colocou-se à disposição como “elo” para que as conversas continuem.

O presidente do PT, Rui Falcão, tocou no assunto durante a coletiva. Disse que se fala no carvão para compensar a crise energética mas que ela inexiste no país e que o potencial de energia aumentou em 50%  durante os governos do PT.

Ao ser questionado por este site sobre se de fato o carvão será incluído na questão energética ele respondeu:  “A ministra ideli vai discutir a questão do carvão. Ela disse dos compromissos ambientais que o país tem tanto  em copenhagen como na Rio Mais 20 e o carvão vai ser utilizado subsidiariamente como fonte de energia. Não é a fonte principal que está mais concentrada em energia limpa hídrica  e eólica”.

Se nem durante uma campanha eleitoral Ideli e o presidente do PT sinalizaram a favor do carvão, há de se concluir que a bandeira levantada pelo presidente da Assembléia, Joares Ponticelli será mesmo de difícil hasteamento.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.