Entre as questões em pauta na transição Içara/Balneário Rincão, o abastecimento de água é crucial.
Em reunião ontem, o prefeito interino, do Rincão, Charles da Rosa e o prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon fecharam acordo: O novo município continua cedendo a água para Içara sem cobranças.
Pelo menos até que se resolva quem de fato será o Chefe do Executivo. Ocorre que parte da água que abastece Içara vem em parte das Lagoas do Rincão. A outra parte é comprada da Casan.
O Balneário Rincão se emancipou de Içara e passou por sua primeira eleição em outubro. O candidato do PT, Décio Góes foi eleito mas impedido de assumir por conta de enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Décio foi cassado em 2004, quando eleito prefeito de Criciúma e estaria inelegível até 2012.
Novas eleições foram marcadas para o dia 3 de março e o candidato do PT entrou novamente no páreo mas teve a candidatura contestada na justiça. Em primeira instância o Juiz indeferiu o registro. Houve Recurso ao TRE que ainda não foi julgado.
Nesse período eleitoral, quem está no comando do Executivo é Charles Oscar da Rosa, do PMDB, que é na verdade o presidente da Câmara de Vereadores.