A manifestação dos delegados do Plano Diretor de Criciúma é para ficar na história do município. Apesar do estigma construído em meio à sociedade de que eles teriam por objetivo apenas tumultuar o processo, trata-se de um alerta legítimo e com características de cidadãos preocupados com a cidade.
Aos políticos, cabe a dúvida aprofundada por parte do texto da Carta Aberta aos Cidadãos de Criciúma, apresentada ontem na coletiva convocada pelos delegados relativo ao manifesto feito no ano passado: “Nada se modificou pois os vereadores já estavam em negociações eleitorais e as construtoras continuavam avançando sobre a cidade acumulando estoque absurdo de terrenos comprados para projetos projetos rapidamente aprovados, sob a antiquada Legislação Vigente”.
Entre os indícios de irregularidades apontadas pelos delegados , emendas acrescentadas após o prazo e principalmente fatos relacionados a construção como o impacto de vizinhança e a distância da margem dos rios.
O Plano Diretor deve ser sancionado pelo prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, nos próximos dias. Se falhas forem de fato constatadas, o único impedimento possível é através da justiça.
Fato concreto é que o alerta foi feito e o tempo mostrará se de fato foi necessário. Eu sinceramente torço para que os delegados não tenham razão…