Morre o ex-vereador Nelo Satiro - Karina Manarin
Morre o ex-vereador Nelo Satiro

Morre o ex-vereador Nelo Satiro

 Faleceu há pouco em sua residência no bairro Boa Vista o ex-vereador e um dos fundadores do PDT de Criciúma, Nelo Satiro. Ele esteve internado por 25 dias com diagnóstico de diabetes mas havia voltado para casa.

 Nesta tarde, quando estava no quintal sentiu-se mal, foi encaminhado pelos filhos ao Hospital mas faleceu ao dar entrada no Pronto Socorro.

Nelo Satiro, que é pai do candidato a vereador Amaral,  completaria 81 anos no dia 4 de dezembro, feriado de Santa Bárbara.

Os locais e o horário de velório e enterro ainda não foram definidos pela família.
 
A história de Nelo Satiro:
 
Manoel  Satiro Bittencourt , o Nelo Satiro,  era natural de Siderópolis e mudou-se para Criciúma aos 15 anos para junto com o irmão, Pedro Satiro  para jogar no Metropol.  Mineiro, ele foi demitido em 1959 após a grande greve que aconteceu no setor.
 
Foi contratado pela Companhia Carbonífera Boa Vista para jogar no time de Futebol Boa Vista. Mesmo não atuando diretamente na mina, ele foi eleito presidente do Sindicato dos Mineiros  em 1966, sendo o primeiro negro a presidir um Sindicato da Categoria.
 
Foi o ano de sua primeira investida na política como candidato a vereador. Não se elegeu mas assumiu algumas vezes no lugar de João Sônego, Elpídio Méis e Lírio Rosso.
 
Em 1972 o filho dele, Waldir Bittencourt, o Chumbo,  concorreu pelo MDB aos 19 anos de idade e se elegeu com 639 votos o vereador mais jovem da história de Criciúma.
 
Em 1976, Nelo concorreu também pelo MDB  mas ficou como suplente. Em 1980, ajudou a fundar o PDT na cidade, partido pelo qual concorreu novamente  e alcançou com 546 votos a cadeira de vereador.
 
Em 1996, ficou como primeiro suplente mas com a saída de Louro Amaro para a Superintendência da Santa Luzia, assumiu quase pelo mendato inteiro.
 
Nas eleições de outubro último, Nelo acompanhou mais um filho na tentativa de se eleger vereador. Valdeci Bittencourt, o Amaral ficou como suplente.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.