Expectativa para hoje é que o TRE anuncie a data para novas eleições no Balneário Rincão e em Criciúma. O desembargador Eládio Rocha, presidente em exercício, determinou na última semana que fossem iniciados estudos técnicos, principalmente pelo planejamento do calendário do Tribunal. Hoje, ele concede entrevista coletiva a partir das 15 horas.
Por enquanto, a única certeza é que eleições suplementares não acontecem antes de março do próximo ano. Isso porque, o processo de preparação desde a realização de convenções partidárias leva pelo menos dois meses.
Com o recesso no TRE a partir do dia 20 de dezembro, tal processo iniciaria em janeiro.Corre a informação de bastidores que poderia ser iniciado ainda antes do recesso e retomado em janeiro. Vai depender da determinação do próprio Tribunal.
De acordo com a resolução 23.280, do TSE, as eleições suplementares devem acontecer sempre no primeiro domingo de cada mês. Caso o prazo seja março, ocorreria no dia 3. Em abril ficaria para o dia 7.
A partir dessa definição, os partidos iniciam de fato as conversas não somente para a eleição de prefeito mas para a de presidente da Câmara. Tanto em Criciúma quanto em Balneário Rincão. Afinal, a partir de 1 de janeiro, quem comanda o Executivo é o presidente do Legislativo.