Deputado Joares Ponticelli, presidente Estadual do PP, deu o primeiro passo concreto hoje para realizar sua intenção de ser o próximo presidente da Assembléia Legislativa.
Ainda sem falar em nomes, as bancadas do PP e do PSDB anunciaram atuação conjunta visando não somente ao comando do Legislativo estadual mas as eleições de 2014.Mais que isso, o PSDB anunciou que não terá candidato à presidência da Assembléia e apoiará um nome do PP.
Confira a nota oficial dos partidos:
"As bancadas do PP e do PSDB na Assembléia Legislativa decidiram, hoje, que irão atuar de forma consensual, “num estreito entendimento”, defendendo questões pontuais, gestões administrativas – que passam, inclusive, pela futura presidência e Mesa Diretora do Parlamento – e até mesmo apontando para temas futuros, como as eleições de 2014.
Ao mesmo tempo, atuarão em sintonia também junto às prefeituras administradas por progressistas e tucanos. O entendimento foi acertado em reunião-almoço no Gabinete do Líder do PP, deputado Silvio Dreveck, reunindo tucanos comandado pelo líder deputado Dado Cherem.
O afinamento de discursos e posições foi anunciado pouco depois, da tribuna da Assembléia, por Silvio Dreveck, lembrando que a fina sintonia se procederá com muita clareza e ética, aprimorando a atuação das duas siglas e atendendo melhor os trabalhos no Parlamento e no âmbito da sociedade catarinense.
O primeiro gesto foi tornado público, em seguida, pelos tucanos: o PSDB abre mão de lançar candidato à Presidência da Assembléia em 2013, em favor de virtual candidato do PP.
Na avaliação de Silvio, a aproximação entre os dois partidos vai muito além dos temas político-administrativos mais urgentes na Casa (presidência e comando de comissões técnicas permanentes), estende-se às administrações municipais e vai até às questões nacionais, como a fixação de eleições unificadas, em todos os níveis – bandeira, aliás, que tem sido reiteradamente defendida pelo líder do PP.
O entendimento deverá se notório, ainda, no processo das eleições para a sucessão estadual, eleições majoritárias e proporcionais"