O quadro pós segundo turno - Karina Manarin
O quadro pós segundo turno

O quadro pós segundo turno

O resultado do segundo turno das eleições municipais ainda não fecha o ciclo por completo. Neste pleito, a justiça tem participação especial e por isso, o resultado dos processos no TSE dos municípios de Criciúma e Palhoça, entre os dez maiores do Estado, é aguardado pelos políticos antes de dar a largada às conversações visando as eleições de 2014.

Por enquanto, o quadro continua equilibrado. Dos dez maiores colégios eleitorais, retirando os dois sub júdice, o PSD tem três prefeituras, contando agora com Florianópolis, o  PMDB tem duas, contando com Joinville, o PP tem duas e o PSDB uma, a de Blumenau.

Das vitórias obtidas ontem, a briga maior ficou por conta do Governador Raimundo Colombo e de seu vice, Eduardo Moreira em Florianópolis. Ambos confrontaram-se inclusive no horário eleitoral na TV na disputa mais acirrada que a Capital assistiu nos últimos tempos.

O resultado foi não somente a vitória de Cesar Souza Junior, do PSD mas a volta do PP de Esperidião Amin, representado por seu filho João Amin, vice de Cesar.

A julgar pelo resultado também em Blumenau, onde o PSD e o PMDB juntos não venceram e o de Joinville, onde o PMDB venceu o PSD, o jogo parece empatado. Há no entanto, uma tendência para 2014 detectada pela união do PMDB com o PT e do PSD com o PP.

Mesmo com a tese de o PMDB não mais estar na aliança com Raimundo Colombo em 2014, há de se levar em consideração que ainda falta tempo para o fechamento de qualquer aliança. Sendo assim, a partir da Reforma administrativa do Governador é que os primeiros sinais poderão ser sentidos.

Não se pode deixar de lado a tese levantada antes do primeiro turno das eleições de possibilidade de união entre o PSD,de Raimundo Colombo, PMDB de Eduardo Moreira  e o PT de Ideli Salvatti.

Mais Vistos

Receba notícias diretamente no seu Whatsapp!

Entre no grupo do Whatsapp pelo link público.