Os eleitores de Criciúma e do Balneário Rincão vão às urnas neste domingo com uma situação atípica e talvez inédita na região. Isso porque, estes dois municípios possuem candidatos a prefeito sem registro na Justiça Eleitoral e tornam imprevisível o comando do Executivo.
Mesmo que os candidatos vençam o pleito em número de votos, não poderão ser diplomados o que cria situação de insegurança. Nenhum dos dois admite qualquer possibilidade de substituição. Pelo menos até sexta-feira.
Tanto Salvaro quanto Décio percorreram seus municípios numa incansável luta pela consagração através do voto. Depois disso, no entanto, a luta inicia para os advogados contratados visando a batalha jurídica para conseguir livrar ambos do enquadramento na Lei da Ficha Limpa.
Somente o prefeito Salvaro tem advogados contratados em Criciúma, Florianópolis e Brasília. Fato concreto é que pelo menos em Criciúma, a tendência de vitória de Salvaro nas urnas não vai dar a ele pelo menos no primeiro momento, o direito de permanecer no comando do Executivo Municipal. A decisão ficará mas mãos da justiça sobre a realização de um novo pleito e sobre quem assume a prefeitura enquanto o imbróglio não se resolve.