A situação política em Criciúma foi assunto de almoço entre líderes progressistas do município, incluindo o vice-prefeito Márcio Búrigo, na sexta-feira. Junto com ele, o deputado Valmir Comin, o presidente do PP de Criciúma, Abrahão de Souza e o ex-prefeito de Nova Veneza, Genésio Spillere .
Ao analisar o quadro mostraram-se preocupados com a possível consequência do indeferimento do registro da candidatura do prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, e a reta final das eleições.
O vice-prefeito Márcio Búrigo, candidato à reeleição junto com Salvaro, não pode se manifestar principalmente pela fidelidade que sempre manteve ao líder da chapa. A decisão é somente de Clésio e o que inquieta os líderes é a possibilidade de mesmo reeleito com expressivo número de votos o atual prefeito não assumir o comando do Executivo .
A partir daí é que a situação começa a correr sérios riscos de estar fora do poder a partir de janeiro de 2013. A expectativa será provavelmente por nova eleição quando o quadro muda totalmente. O nome do deputado Jorge Boeira, surge com força e sem garantias de que seja aliado da atual coligação.
Isso sem contar a possibilidade, ainda remota mas presente, defendida por alguns advogados de que os votos de Salvaro poderiam ser anulados e o segundo colocado assumir a prefeitura. Houve quem defendesse uma reunião de todos os aliados para discutir o assunto em conjunto mas, a missão foi adiada.