Os representantes da 10 Zona Eleitoral de Criciúma preparam neste sábado as urnas que serão utilizadas nas eleições no município. A audiência de preparação é aberta e vai colocar todas as informações referentes aos candidatos que disputam o pleito deste ano. Depois disso, as urnas são lacradas e assim permanecem até a eleição.
Isso quer dizer que mesmo se o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, candidato à reeleição pelo PSDB aceitasse ser substituído na última hora, a foto dele e o número do partido é o que o eleitor vai ver na urna no dia 7 de outubro independente de quem seja o substituto.
Todos os candidatos a prefeito podem ser substituídos até a véspera da eleição. Sendo assim, desde que o novo candidato tenha o registro, sendo ele do PP ou do próprio PSDB, tem reais chances de vencer a eleição não somente por sua própria competência mas pela foto do atual prefeito de Criciúma nas urnas.
O indeferimento do registro de Salvaro tem levantado muitas dúvidas sobre qual o próximo passo dele neste cenário. Aos mais próximos ele tem garantido que permanece até o final. O problema seria o desfecho já que dificilmente o TSE julga o processo até o dia da eleição e vencendo o pleito sem o registro, o eleito não poderia assumir.
A partir daí levantariam-se as teses referentes a realização de uma nova eleição ou a anulação dos votos do vencedor com o segundo colocado assumindo o comando do Paço Municipal.A grande dúvida hoje em Criciúma é qual dos caminhos o prefeito vai seguir…