O Governo Federal não fala em privatizações mas em PAC das concessões de rodovias, portos, aeroportos e ferrovias em todo o Brasil. O primeiro de três pacotes a ser anunciado hoje pela presidente Dilma Rousseff em Brasília será para Rodovias, Ferrovias e Trem Bala.
O projeto é movimentação da economia com investimentos do Governo Federal na iniciativa privada. O assunto foi amplamente discutido nos bastidores do Governo antes de ser anunciado, principalmente pelo temor da palavra “privatização”, tão condenada por petistas.
Fato é que o modelo do Estado pai e mãe de todos já não consegue se manter e a Parceria com a iniciativa Privada é avaliada como saída. O que precisa ser enfatizado neste novo modelo é a necessidade de regras claras que evitem deficiência nos serviços oferecidos.
Para Santa Catarina, o PAC a ser anunciado nesta manhã, vai contemplar duas novas ferrovias: a Litorânea e a Leste/Oeste. A primeira para ligar o porto de Imbituba até Araquari. A segunda, de Itajaí até Chapecó.
Os aeroportos de Jaguaruna e Correia Pinto podem ser inseridos no mesmo modelo. A ministra Ideli Salvatti teve conversa com o Governador Raimundo Colombo sobre o assunto. O anúncio de concessões para portos e aeroportos deve ser feito em separado até o final do mês.