O fato de nenhum representante do Democratas ter participado das reuniões dos oito partidos fechados com o prefeito Salvaro, levantou a tese que o DEM está mais para a coligação com o PMDB de Romanna Remor.
Pode ser que sim. Neste momento, no entanto, o cenário ainda não está definido. Se em política tudo é possível, mais ainda em época de fechamento de datas para convenções e prazo para definições.
Agravante também para pressões externas e de poder.O PDT é um exemplo. Apesar de estar aqui fechado com os pequenos e com Salvaro, não se pode esquecer que em âmbito nacional, está no Ministério do Trabalho e tem o coordenador regional, Rodrigo Minotto como cargo comissionado.
O PSD do governador Raimundo Colombo, está coligado com o PMDB em âmbito Estadual. Além disso, existe o agravante de o prefeito Salvaro ter negado apoio a Raimundo Colombo.Em 2010, o prefeito não somente anunciou apoio a Ângela Amin como fez evento para recebê-la em Criciúma.O acordo entre PSD e PSB, de caminharem juntos, é outro fator a ser considerado.
O desempenho do prefeito Salvaro é ponto mais que positivo para a aglutinação de forças. Ele tem mais condições de ganhar a eleição e por isso, mais condições também de reunir o maior número possível de partidos.Isso porque, tem como "valorizar" as siglas.
A pressão política no entanto, é algo a ser levado em consideração, afinal, neste jogo, cada um usa as armas que possui