Chamou atenção, o discurso do prefeito de Longarone, Roberto Padrin durante a solenidade de renovação do Gemellaggio entre a cidade Italiana e Urussanga. A sessão solene foi realizada no auditório do Colégio Monsenhor e provocou emoção em líderes políticos, que relembraram o início do processo. Padrin enalteceu o pacto, a cultura italiana e a emoção provocada pelo momento mas lembrou de ponto importante.
"As cidades de Urussanga e Longarone estão ligadas pelo Gemellaggio e toda a velha história da vinda dos italianos é muito bom para lembrar e se orgulhar, mas precisamos nos preocupar com o futuro, com o que teremos para oferecer para as novas gerações", destacou.
Longarone é uma cidade que possui pouco mais de 4 mil habitantes e tem também a maior fábrica de óculos do mundo, a Safilo. “A cidade é também referência em áreas como de robótica”, lembra Luiz Antônio Fabro, que fez parte da Comissão Organizadora do Gemellaggio, em 1992, quando foi vereador em Urussanga.
Nos 20 anos que se passaram, laços foram estreitados, culturas mantidas, visitas realizadas e tudo é positivo. O momento no entanto, é de evolução no pacto e uma grande oportunidade percebida nas palavras do prefeito de Longarone, que passou a senha.
Engrossar o intercâmbio cultural e buscar aprofundar áreas como a de tecnologia até mesmo com estágios de estudantes de Urussanga é uma grande bandeira a ser adotada pelos líderes políticos e empresariais da cidade.